Como adicionar programas no menu de contexto

Publicidade

No Windows 11, assim como nas versões anteriores do Windows, é possível colocar atalhos personalizados para programas e praticamente qualquer outro item no menu de contexto (botão direito) da área de trabalho para acessá-los rapidamente. Veja como inserir programas e outros itens no menu de contexto do Windows.

Como adicionar programas no menu de contexto do Windows 11

Para adicionar atalhos personalizados no menu de contexto da área de trabalho, vamos utilizar o registro do Windows. Você pode colocar atalhos para programas, ferramentas do sistema, sites, pastas e outros itens.

Nota: Antes de começar, é recomendável criar um ponto de restauração do sistema.

1. Clique com o botão direito no Menu Iniciar e selecione “Executar” ou pressione Win+R”. Em seguida, digite regedit e clique em “OK”. Você também pode abrir o editor do registro pesquisando por “registro” no Iniciar.

2. Navegue até a chave abaixo ou copie o caminho abaixo e cole na barra de endereços do editor do registro.

Computador\HKEY_CLASSES_ROOT\Directory\Background\shell

3. Clique com o botão direito na chave “Shell” , selecione “Novo > Chave ”

4. Coloque um nome descritivo (por exemplo, word) e pressione “Enter”

5. Clique duas vezes no valor (Padrão) do lado direito e digite o nome do atalho. Por exemplo, “Abrir o Word”.

6. Clique com o botão direito na chave criada nos passos 3 e 4 e selecione “Novo > Chave”.

7. Coloque o nome “command” na chave.

8. Selecione a chave “command” e clique duas vezes no valor (Padrão) do lado direito.

9. Digite o caminho (entre aspas) do programa que deseja executar no campo “Dados do valor”.

10. Pronto, agora quando quiser abrir o programa através do menu de contexto, pressione a tecla “Shift” e clique com botão direito na Área de trabalho ou no Explorador de Arquivos e clique no programa desejado.

Publicidade

Deixe o seu comentário: