Como usar o VirusTotal para examinar arquivos

Publicidade

O Windows tem um antivírus integrado ao sistema operacional, chamado Microsoft Defender (anteriormente conhecido como Windows Defender), que oferece proteção contra vírus, malware e outros tipos de ameaças.

No entanto, às vezes, pode ser interessante ter uma segunda opinião sobre um arquivo, especialmente se for um arquivo baixado da internet. Nesse tutorial, mostraremos com verificar arquivos suspeitos no VirusTotal.

Como usar o VirusTotal para analisar arquivos suspeitos

Como examinar arquivos suspeitos no VirusTotal

Embora não substitua o antivírus tradicional, usar o VirusTotal para examinar arquivos suspeitos tem várias vantagens. Ele utiliza dezenas de antivírus diferentes para analisar os arquivos, é rápido, possui atualizações frequentes, pode examinar URLs, mantém histórico de análises e fornece relatórios detalhados das análises.

Como analisar arquivos suspeitos no site do VirusTotal

A maneira mais simples de verificar um arquivo suspeito no VirusTotal é usando o site www.virustotal.com. Portanto, se você deseja apenas examinar um arquivo que baixou, essa pode ser a melhor opção para você.

1. Acesse o site www.virustotal.com

2. Clique em “Choose file” e adicione o arquivo em seu computador que deseja examinar.

3. O VirusTotal irá verificar a assinatura do arquivo enviado e, em seguida, consultará o histórico para ver se ele foi analisado anteriormente. Caso positivo, ele irá exibir o relatório da última análise do arquivo pra você. Você também pode examinar o arquivo novamente, clicando no botão “Reanalyze”, no canto superior direito.

4. Caso o arquivo nunca tenha sido examinado no VirusTotal, ele fará o upload do arquivo e fará a análise do arquivo. Ele usa mais de 60 antivírus, incluindo o Avast, BitDefender, Malwarebytes, TrendMicro, McAfee, etc.

5. O relatório mostra o antivírus usado na verificação e o resultado da análise. O ícone verde indica que nada foi detectado no arquivo, enquanto o ícone vermelho indica que o arquivo foi identificado como uma ameaça.

6. Analise o relatório. Geralmente, quando um arquivo é detectado como malware por muitos antivírus, ele é realmente uma ameaça. No entanto, quando apenas um ou dois antivírus detectam o arquivo como malware, pode se tratar de um “falso positivo”, que ocorre quando o arquivo é erroneamente detectado como ameaça.

7. Opcionalmente, você pode integrar o VirusTotal no menu de contexto do Windows para verificar arquivos suspeitos rapidamente, assim como utilizar um programa desktop para analisar os arquivos no VirusTotal.

Como examinar URLs no VirusTotal

1. Para examinar URLs no VirusTotal, abra a guia URL.

2. Em seguida, cole a URL do site que deseja examinar e pressione a tecla “Enter”.

3. Assim como na análise dos arquivos, ele irá exibir a última análise realizada, onde você pode ver o número de antivírus utilizados e o resultado de cada um deles. Você também pode realizar uma nova análise do site.

4. Por fim, você pode integrar o VirusTotal nos navegadores Google Chrome e Firefox instalando a extensão VT4Browsers, que pode examinar páginas de internet e arquivos baixados automaticamente no VirusTotal.

 

 

 

Publicidade

Deixe o seu comentário: