Como ouvir documentos PDF no computador

Publicidade

Ouvir o texto de documentos PDF oferece muitos benefícios. Por exemplo, você pode realizar outras tarefas enquanto ouve o texto. A compreensão e a retenção de informações podem melhorar ao ouvir o texto. Além disso, a leitura em voz alta pode ajudar você na revisão de documentos, detectando erros e inconsistências.

Aproveitando as funcionalidades integradas do navegador Edge, você pode usar o recurso de leitura em voz alta que o navegador oferece para ouvir o conteúdo de documentos PDF em seu computador. Neste tutorial, mostraremos como usar o navegador Microsoft Edge para ler documentos PDF em voz alta no computador.

Como ouvir o texto de documentos PDF no PC usando o Edge

Para ouvirmos o conteúdo de um documento PDF no computador, o melhor método envolve usar Microsoft Edge, o navegador integrado ao Windows funciona muito bem como leitor PDF e oferece várias opções úteis.

1. Por padrão, o Microsoft Edge é o leitor de documentos PDF padrão do Windows 10 e 11. Então, para abrir um documento PDF no navegador Microsoft Edge, basta você clicar duas vezes no arquivo PDF. Se isso não funcionar, clique com o “botão direito” no documento PDF e selecione a opção “Abrir com > Microsoft Edge”.

2. Após abrir o documento PDF no Microsoft Edge, clique no botão “Ler em voz alta” na barra de ferramentas do navegador (ícone com a letra A), ou, simplesmente, utilize a tecla de atalho Ctrl+Shift+U para ouvir o texto.

3. Uma vez feito isso, o Edge começará a ler o documento PDF em voz alta. No topo da página, ele exibe um “controle”, que permite pausar a leitura, avançar para o próximo parágrafo ou retornar ao parágrafo anterior.

4. Além disso, no canto superior direito você pode ajustar as “Opções de voz”. É possível definir a velocidade de leitura, assim como também a voz utilizada para leitura. O Edge oferece 3 vozes em “Português do Brasil”.

Publicidade

Deixe o seu comentário: