Criptografe arquivos no PC com o Xecrets-Ez

Publicidade

A criptografia é muito útil para manter informações pessoais e sensíveis seguras. Embora existam dezenas de ferramentas de criptografia de arquivos disponíveis, uma solução eficiente é o Xecrets Ez, um programa gratuito pra Windows, Linux e macOS que oferece uma maneira prática de você criptografar arquivos no PC.

Criptografe arquivos no PC com o Xecrets-Ez

Xecrets Ez para Windows é um programa portátil. Portanto, basta descompactar o arquivo ZIP e executar o arquivo “XecretsEz.exe.” Na janela do SmartScreen, clique em “Mais informações > Executar assim mesmo”.

Ele adicionará um ícone na bandeja do sistema. Clique nesse ícone para abrir a janela do Xecrets Ez. Em sua primeira execução, você precisará criar uma conta gratuita, informando um endereço de e-mail e uma senha.

Em seguida, para criptografar um arquivo, basta “arrastar e soltar” o arquivo dentro da janela do Xecrets Ez, ou, copiar o arquivo e clicar no botão “Paste”. Ao fazer isso, o arquivo será criptografado automaticamente.

Além disso, você também pode clicar no botão “Encrypt” e selecionar o arquivo que deseja criptografar para realizar a criptografia do arquivo. Ele criptografa os arquivos utilizando o algoritmo de criptografia AES-256.

Os arquivos criptografados recebem a extensão “axx”. Após a realização da criptografia, o arquivo original é deletado automaticamente, de modo que apenas a versão segura do arquivo é armazenada no computador.

Para descriptografar um arquivo, ou seja, restaurar o arquivo original, pressione a tecla Ctrl e arraste e solte o arquivo dentro da janela ou então, clique no botão “Decrypt” e selecione o arquivo que deseja descriptografar.

Ao fazer isso, o arquivo criptografado será descriptografado, revertendo o processo de criptografia. Após a “descriptografia”, o arquivo original será restaurado, e o arquivo criptografado será excluído com segurança.

Note que os arquivos são criptografados usando a senha que você criou na primeira execução do programa. Portanto, salve essa senha em um local seguro, pois precisará dela para restaurar os arquivos em outro PC.

Por último, o Xecrets Ez possui uma versão premium com recursos adicionais, como opção de criptografar todos os arquivos de uma pasta, abrir arquivos criptografados, criptografar cópias de arquivos entre outros.

Em resumo, o Xecrets Ez é uma boa opção para criptografar arquivos. Ele é rápido e funciona muito bem. No entanto, eu gostaria que ele colocasse uma opção no menu de contexto do Windows, assim como o AxCrypt.

Publicidade

Deixe o seu comentário: