Crie um disco universal de 32 e 64 bits do Windows

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Tutoriais, Windows 10, Windows 7, Windows 8.
Publicidade

Todo mundo sabe que o Windows possui duas versões diferentes, 32 e 64 bits. A versão de 64 bits é mais comum nos dias de hoje, mas a versão de 32 bits do Windows ainda é útil em computadores mais antigos.

Infelizmente a Microsoft não oferece um disco com as duas versões, você precisa ter um DVD da versão 32 bits e outro de 64 bits. Mas não é porque a Microsoft não oferece que você não pode criar um DVD universal.

Nesse tutorial vamos lhe mostrar como criar um disco de instalação do Windows com as duas versões, de 32 bits e 64 bits, do Windows 7, Windows 8.1 ou Windows 10 em um único disco utilizando o WinAIO Maker.

Como criar um disco 32 e 64 bits do Windows

Publicidade

Preparação:

1. Baixe o WinAIO Maker

2. Baixe o arquivo ISO das versões de 32 e 64 bits do Windows 7, Windows 8.1 ou Windows 10

Como criar um disco com as versões de 32 e 64 bits do Windows:

1. Execute o WinAIOMaker e clique na opção "AutoAIO".

winaio_img1

2. Na janela aberta, selecione no primeiro campo uma pasta vazia para salvar o arquivo ISO final e adicione o arquivo ISO da versão de 32 bits do Windows no segundo campo e da versão de 64 bits no último campo.

Nota: Se você estiver criando um disco de instalação do Windows 7, marque também a opção "Enable x64 recovery mode" para usar o modo de recuperação da versão de 64 bits no disco de instalação do Windows.

winaio_img2

3. Clique no botão "Start Compilation" para iniciar a criação do disco de instalação, com as versões de 32 e 64 bits. Ele irá extrair o conteúdo dos arquivos ISO e depois mesclar os conteúdos em um novo arquivo ISO.

winaio_img3

4. Assim que terminar, ele irá exibir a mensagem que o arquivo ISO foi criado com sucesso. Se você quiser criar um pendrive de instalação do Windows com o arquivo ISO criado, você pode usar a opção "WinToUSB".

winaio_img4

5. Uma vez gravado o arquivo ISO em um DVD ou pendrive, teste o disco de instalação do Windows com as duas versões. Durante a instalação você poderá selecionar se deseja instalar a versão de 32 bits ou 64 bits.

winaio_img5

Nota: Se você usou arquivo ISO do Windows 7 Home Basic, Home Premium, Professional ou Ultimate, ele irá oferecer durante o processo de instalação todas as edições do Windows 7, nas versões de 32 e 64 bits.

winaio_img6

Por fim, além de criar um disco de instalação único com as versões de 32 bits e 64 bits do Windows, você  também pode integrar as atualizações (veja aqui) para criar um disco de instalação do Windows atualizado.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

7 comentários

  • Seria possível com este sistema criar uma multiinstação com varias versões do Windows, por exemplo W7, W8 e W10? Agradeço a atenção

    • Não é possível. Fazer isso que você está querendo é muito mais complexo. Você pode tentar usando os programas Easy2Boot e RMPrepUSB.

  • Sergio, me tira uma dúvida:

    Se eu criar um pendrive para instalar o Windows em boot UEFI partição GPT, posso utilizar o mesmo pen drive para instalar em placa mães que não têm esse suporte, só MBR?

    Ou tenho que criar um pen para cada um dos caso? Digo isso porque tenho dois notebooks um mais moderno e outro mais antigo e estou para formatar os dois..

    Agradeço desde já!

    • Não tenho certeza, talvez usando o programa Rufus para criar o pendrive seja possível.

  • Ok Sergio,

    Vou tentar fazer pelo tutorial, se funcionar trago o feedback.

    Agradeço!

  • Olá! Vale lembrar que no link de download do Windows 10, a ferramenta permite baixar uma imagem com duas versões, Home e Pro de arquitetura x86 e x64..

    Isso é bom! Assim a gente não precisa baixar uma por uma.

    Com duas imagens conseguimos quatro versões do Windows 10, duas de 32 bits e duas de 64 bits.

    http://tinypic.com/view.php?pic=ogkwt2&s=9

    • Boa dica. Parece que isso mudou a pouco tempo, antes as versões Home e Pro eram disponibilizadas separadamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *