Instale o Windows 10 a partir do pendrive com o Rufus

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Tutoriais, Windows 10.
Publicidade

Para fazer uma nova instalação do Windows 10 em seu PC, você pode gravar o arquivo ISO do Windows 10 em DVD ou então, utilizar o arquivo ISO  do Windows 10 para criar um pendrive inicializável para instalá-lo.

Nesse artigo vamos ensiná-lo a criar um pendrive inicializável utilizando o arquivo ISO do Windows 10, que você pode usar para fazer uma reinstalação ou uma instalação limpa do Windows 10 em seu computador.

Como instalar o Windows 10 a partir do pendrive

Publicidade

Como criar um pendrive para instalação do Windows 10:

Para criar o pendrive inicializável do Windows 10 vamos usar o programa Rufus, que além de ser simples de usar, é portátil e copia os arquivos de maneira muito rápida. Portanto, faça o download do Rufus aqui.

Em seguida, conecte um pendrive no computador e execute o Rufus. Para criar um pendrive de instalação do Windows 10 de 64 bits, que é o mais recomendado, você precisará de um pendrive de no mínimo 8GB.

Com o programa aberto, escolha em "Dispositivo", a unidade do pendrive (1) e selecione o arquivo ISO do Windows 10 (2). Certifique-se também, que a opção "Imagem ISO" (3) está selecionada na opção ao lado.

Como instalar o Windows 10 a partir do pendrive - Imagem 2

Pronto, agora basta clicar em "Iniciar" para criar o pendrive inicializável do Windows 10. Note que o Rufus formata o pendrive. Portanto, certifique-se de fazer o backup dos possíveis arquivos que estão no pendrive.

O restante das opções não precisa ser modificado. Por exemplo, em "Tipo de partição...", o valor padrão irá suportar tanto MBR, de computadores mais antigos, quanto UEFI, usado nos computadores mais recentes.

Assim que o processo for concluído, você terá um pendrive inicializável que você pode usar para instalar o Windows 10 em seu computador. Basta iniciar o computador a partir do drive USB e seguir as orientações.

Nota: Se ao selecionar a partição durante a instalação, for exibida a mensagem "O Windows não pode ser instalado no disco. O disco selecionado está no estilo de partição GPT", veja abaixo como resolver isso.

1. Cancela a instalação e no programa "Rufus" selecione a opção "Partição GPT para UEFI" no campo "Tipo de partição e do sistema de destino".

2. Se mesmo assim continuar a ser exibido o erro, leia o artigo: Como instalar o Windows em modo UEFI.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

7 comentários

  • Valeu pelas dicas. Rufus é o melhor.

  • Quando for adicionar outros sistemas operacionais preciso formatar de novo o pendrive.

  • Boa noite.
    Você ensinou como criar um pendrive bootável com o Windows 10, usando o Rufus. Para o Windows 7 e 8/8.1 posso seguir o mesmo raciocínio? Obrigado por esta, antecipadamente, e pelas respostas anteriores. Att.

  • Bom dia.

    O sistema de arquivos do Rufus deve ser sempre “NTFS” ou pode ser, também, “FAT32”?

    Estou trabalhando com a versão do Rufus 3.1.1320. Tem algum problema?

    Att.

    • Pode usar os dois sistemas de arquivos. Não tem nenhum problema em usar a versão mais atualizada.

  • Valeu mano, resolveu meu problema!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *