Limpe o menu de contexto com o Context Cleaner

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Portátil, Softwares, Utilitário.
Publicidade

Muitas vezes, quando você baixa um programa ele adiciona itens no menu de contexto do Windows (botão direito) e, em alguns casos, eles permanecem lá mesmo depois de desinstalar o programa do computador.

Para fazer uma limpeza nesse menu e remover os itens desnecessários você pode usar o Context Cleaner, um pequeno programa gratuito que oferece uma forma simples de fazer uma limpeza no menu de contexto.

Publicidade

O Context Cleaner é um programa portátil. Para usá-lo, tudo o que você precisa fazer é baixar o programa e executá-lo. Se for exibido um "alerta do Windows", clique em "Mais informações > Executar assim mesmo".

Uma vez aberto, clique no botão (+) da opção "Context items" para o programa exibir todos os contextos de menu que o Windows oferece, como menu de contexto global, pastas, área de trabalho e tipos de arquivos.

Por exemplo, para remover um item do menu de contexto exibido quando você clica com o botão direito em uma pasta, clique na opção "Folder Context Items", selecione o item do lado esquerdo e clique em "Delete".

Da mesma forma, para apenas desativar um item use a opção "Disable". O menu de contexto dos arquivos funciona um pouco diferente, uma vez que você precisa remover os itens de cada extensão individualmente.

Por fim, o programa também possui uma opção para adicionar novos itens no menu de contexto. Para isso, basta você acessar o menu de contexto desejado, clicar em "Add New" e inserir o nome, ícone e comando.

Em resumo, Context Cleaner é uma boa opção para limpar o menu de contexto. No entanto, a versão atual não lista alguns dos itens exibidos do menu de contexto. Talvez em uma próxima versão isso seja resolvido.

Download Context Cleaner

Compatível com todas as versões do Windows.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *