Como resolver a falta de arquivos DLL no Windows

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Tutoriais.
Publicidade

Erros de falta de arquivos DLL no Windows podem ser ocasionados por vários motivos, como por exemplo, arquivos corrompidos, falhas na instalação de programas ou jogos, arquivos maliciosos e assim por diante.

Portanto, se você se deparou com uma mensagem de erro acusando a falta de algum arquivo DLL ao abrir um programa ou jogo, veja nesse artigo como resolver os problemas de falta de arquivos DLL no Windows.

Publicidade

Opção 1 - Reinstalar o programa ou jogo

Se o erro de falta de DLL for exibido ao abrir um programa ou jogo, muitas vezes a simples reinstalação do programa resolve o problema. Verifique se existe uma atualização do programa ou jogo e faça a instalação da nova versão. Se não existir uma nova versão, reinstale a versão existente para tentar corrigir o problema.

Opção 2 - Restaurar o sistema

Se o Windows funcionava sem erros de DLL e depois de alguma alteração recente no sistema operacional, o erro começou a ser exibido, a restauração pode resolver o problema. Veja aqui como restaurar o sistema.

Opção 3 - Verificar os arquivos do sistema

Se o arquivo DLL faltando for fornecido pela Microsoft, o comando sfc /scannow pode restaurar uma cópia ausente do arquivo DLL. Veja aqui e aqui como verificar os arquivos do sistema utilizando o sfc /scannow.

Opção 5 - Baixar o arquivo DLL que está faltando

Essa opção está no final porque eu recomendo utilizá-la somente em último caso. Embora baixar o arquivo DLL possa resolver o problema, ele servirá apenas como um remendo para você rodar o programa ou jogo.

Por exemplo, se o arquivos DLL em falta estiver relacionado ao Directx, você não poderá reinstalar o Directx, uma vez que ele é oferecido via Windows Update. Nesses casos, a melhor solução pode ser baixar a DLL.

1. Anote o nome do arquivo DLL exibido na mensagem de erro.

2. Acesse o site DLL Files e pesquise pelo nome do arquivo DLL.

3. Baixe o arquivo DLL. Note que existem versões de 32 bits e 64 bits da DLL. A maioria dos computadores tem a versão de 64 bits do Windows. Veja aqui como descobrir a versão do Windows instalada em seu PC.

4. Abra o arquivo ZIP baixado e copie o arquivo DLL para a pasta do Windows ou para a pasta do programa.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe um comentário