10 comandos DOS que você deveria conhecer

Publicidade

Embora o Prompt de Comando do Windows não seja tão poderoso quanto o terminal Linux, existem vários comandos que você pode usar para executar diversas tarefas a partir do Prompt de Comando do Windows.

Para ajudá-lo, selecionamos nesse artigo uma lista com 10 comandos úteis que você pode executar a partir do Prompt de Comando do Windows para diagnosticar e solucionar vários problemas em seu computador.

1. Ipconfig

O ipconfig pode ser útil para resolver problemas de rede. O comando “ipconfig” puro exibe o endereço IP e outras informações sobre a conexão de rede. No entanto, existem vários parâmetros que você pode utilizar:

  • ipconfig /all (exibe informações de todas as conexões)
  • ipconfig /release (libera o IP atribuído ao computador)
  • ipconfig /renew (renova o endereço IP do computador)
  • ipconfig /flushdns (libera o cache de resolução de DNS)

ipconfig

2. Ping

O ping é provavelmente o mais simples de todos os comandos de diagnóstico. Ele é utilizado para verificar a conectividade de um host de rede. Para utilizá-lo, digite “ping” + o nome ou o IP do host que deseja testar.

ping

3. Pathping

O “pathping” é uma versão avançada do ping que exibe várias informações sobre a rota dos pacotes e lhe ajuda a descobrir onde está o problema. Como o ping, digite “pathping” + o nome ou o endereço IP do host.

pathping

4. Tracert

O “tracert” é semelhante ao pathping. Digite “tracert” seguido do nome ou endereço IP do host que deseja testar e ele irá exibir informações detalhadas sobre cada passo na rota entre o seu PC e o host de destino.

tracet

5. System File Checker (SFC)

O System File Checker é uma ferramenta utilizada para verificar a integridade dos arquivos de sistema do Windows. Se for encontrado algum arquivo corrompido ou ausente, ele será automaticamente substituído.

Para verificar a integridade dos arquivos do sistema, você precisa abrir o prompt de comando do Windows com privilégio de administrador e digitar o comando “sfc /scannow” para iniciar a verificação dos arquivos.

sfc

6. Powercfg

O “powercfg” é um comando que lhe ajuda a habilitar recursos e obter várias informações sobre a energia do computador, como habilitar a hibernação e obter informações sobre o consumo de energia do Windows.

  • powercfg /hibernate on (ativa a opção de hibernação)
  • powercfg /hibernate off (desativa a opção de hibernação)
  • powercfg /energy (exibe informações sobre problemas de eficiência de energia)
  • powercfg /batteryreport (gera um relatório do uso da bateria no Windows 8 e 10)

powercfg

7. Chkdsk

O “chkdsk” é uma ferramenta de diagnóstico capaz de detectar e corrigir erros no disco rígido. Usado sem parâmetros ele exibe o status do disco na unidade atual, porém, existem vários parâmetros para você usar.

Para usá-lo, abra o prompt de comando como administrador, digite chkdsk seguido da unidade de disco que deseja verificar + parâmetros. Por exemplo, use chkdsk c: /f /r para verificar e reparar erros na unidade C.

chkdsk

8. Netstat

O comando netstat é capaz de exibir todos os tipos de estatísticas de rede quando usado com seus vários parâmetros. Por exemplo, o comando “netstat -an” mostra a lista de todas as conexões aberta no sistema.

9. Shutdown

O comando shutdown, como o nome sugere, permite que você desligue ou reinicie o computador. Existem também vários parâmetros disponíveis e você pode até mesmo programar o desligamento do computador.

  • shutdown /s (desliga o computador)
  • shutdown /r (reinicia o computador)
  • shutdown /h (hiberna o computador)
  • shutdown /a (anula um desligamento)
  • shutdown /s /f (força o desligamento)
  • shutdown /p (desliga o computador imediatamente)
  • shutdown /s /t xxx (agenda o desligamento em segundos)

shutdown

10. Driverquery

O driverquery é uma ferramenta que fornece informações sobre os drivers de hardware instalados em seu computador. Você pode usar o comando driverquery -v ou driverquery -si para ver informações detalhadas.

driverquery

Por último, observe que essa é apenas uma pequena lista de comandos que você pode utilizar a partir do prompt de comando. Conhece outros comandos? Escreva o seu comentário com o comando + a descrição.

Publicidade

Comentários:

  1. Muito bom! Achei por acaso esse site. Muito esclarecedor, ótimo mesmo! Parabéns aos criadores!

    Responder
  2. Bom dia!

    Sou aluno do curso técnico em informática e foi através do professor que tive essa grande oportunidade de ampliar meu conhecimento. Os senhores dessa nobre empresa estão de parabéns, obrigado.

    Responder
  3. Excelente, principalmente quando esquecemos da necessidade do MS DOS.

    Responder
  4. Bacana o comando driverquery -v.

    Gostaria de saber se tem um jeito de exportar pelo prompt mesmo estas informações para um bloco de notas? Valeu.

    Responder
    • Complete o comando com

      comando >> nome do arquivo de texto….

      e todo o texto será gravado…

      Responder

Deixe o seu comentário: