10 programas para instalar o Windows pelo pendrive

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Destaques.
Publicidade

Nas primeiras versões do Windows, você tinha que instalar o sistema operacional através de um disquete, em seguida, ele foi substituído pelo CD e depois pelo DVD, porém, hoje é necessário apenas um pendrive.

O problema é que não basta copiar os arquivos de instalação para o pendrive. Nesse artigo, selecionamos 10 programas gratuitos que você pode usar para criar um pendrive inicializável para instalação do Windows.

Publicidade

1. Rufus

O Rufus é a minha ferramenta favorita para criação de pendrives para instalação do Windows. Ele suporta todas as versões do Windows,(do XP ao Windows 10), permite criar pendrives inicializáveis com suporte a BIOS antiga, assim como UEFI, que está sendo utilizado nos computadores desktop e notebooks recentes.

2. Windows USB/DVD Download Tool

O Windows USB/DVD Download Tool é a ferramenta oficial da Microsoft para instalação do Windows 7 pelo pendrive. Embora tenha sido criado para instalação do Windows 7, ele também permite criar pendrives de instalação do Windows 8.1 e Windows 10. Basta que você possua o arquivo ISO do Windows (baixe aqui).

3. WinSetupFromUSB

WinSetupFromUSB é um programa gratuito que permite que você crie um pendrive multiboot, contendo os discos de instalação de múltiplas versões do Windows. Por exemplo, você pode ter no mesmo pendrive os discos de instalação do Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10 para instalá-los em qualquer computador.

4. WinToHDD

O WinToHDD é outro programa gratuito que lhe permite criar um pendrive multiboot com múltiplas versões do Windows. Com ele você pode carregar o disco de instalação do Windows 7, Windows 8 e Windows 10 em um único pendrive e instalar as três versões do Windows em qualquer computador a partir do pendrive.

5. WintoFlash

WinToFlash é um programa portátil e gratuito que oferece uma forma fácil e rápida de você copiar o disco de instalação do Windows XP, Windows 2003, Windows Vista, Windows 2008 e Windows 7 para um pendrive.

6. WinUSB Maker

WinUSB Maker é mais uma ferramenta gratuita que permite instalar o Windows pelo pendrive. Ele é capaz de criar um pendrive inicializável para instalação do Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1 a partir de uma imagem de disco, DVD do Windows ou uma pasta com os arquivos de instalação do Windows 7, 8 ou 8.1.

7. WiNToBootic

O WiNToBootic é outra ferramenta gratuita que lhe ajuda a fazer a instalação do Windows pelo pendrive. Ele oferece uma forma fácil de criar um pendrive inicializável do Windows 8, 7 e Vista a partir de um arquivo ISO.

8. ISO to USB

ISO to USB é um utilitário gratuito capaz de criar um pendrive inicializável do Windows XP, Windows Vista,
Windows 7 e Windows 8 para você instalar o Windows pelo pendrive. Ele aceita arquivos de imagem ISO.

9. Windows 8 USB Installer Maker

Windows 8 USB Installer Maker é uma ferramenta que permite criar um pendrive inicializável de instalação do Windows 8 utilizando um arquivo ISO, para que você possa instalá-lo pelo pendrive em seu computador.

10. Etcher

Etcher é outra excelente ferramenta gratuita que oferece uma forma simples de criar um pendrive bootável de instalação do Windows. Com ele você pode criar pendrives de instalação do Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10, distribuições Linux, discos de reparação e muito mais, basta que você tenha o arquivo ISO.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

1 comentário

  • Gostei das dicas irmão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *