Como criar um pendrive com várias versões do Windows

Publicidade

Um pendrive multiboot do Windows pode ser muito útil, especialmente para técnicos, uma vez que permite que você carregue o disco de instalação do Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10 em um único pendrive.

Esse assunto já foi abordado aqui, porém existem outras opções disponíveis. Nesse tutorial vamos mostrar como criar um pendrive de instalação do Windows com múltiplas versões usando a ferramenta WinToHDD.

Como criar um pendrive com várias versões do Windows

Como criar um pendrive com várias versões do Windows:

1. Baixe o programa WinToHDD e instale-o em seu computador.

2. Conecte o pendrive que será usado no computador. O pendrive deve ter no mínimo 8GB para comportar duas versões do Windows. Se quiser colocar mais versões do Windows, use um pendrive de 16 ou 32GB.

3. Execute o WinToHDD e na tela inicial clique na última opção “Instalação de pendrive multi…”

wintohdd_pendrive_multi_windows_img1

4. Selecione o pendrive e clique no botão “Sim” para confirmar que o pendrive será formatado.

Note que todos os arquivos armazenados no pendrive são deletados durante o processo. Portanto, se você tem algum arquivo importante no pendrive, certifique-se de fazer o backup dele antes de usar o WinToHDD.

wintohdd_pendrive_multi_windows_img2

5. Assim que ele terminar de formatar o pendrive, você verá uma tela semelhante a exibida abaixo.

Aqui o que o programa faz é criar dentro do pendrive uma partição do sistema de 100MB e uma partição de boot com o espaço restante. Como ele seleciona automaticamente as partições basta clicar em “Seguinte”.

wintohdd_pendrive_multi_windows_img3

6. Em seguida, marque a opção “Microsoft.com” e clique em “OK” para baixar os arquivos necessários.

7. Uma vez feito isso, o WinToHDD irá começar a criar a mídia inicializável. Esse processo leva em média 5 minutos, porém, como ele irá baixar cerca de 400 MB de arquivos, o processo pode demorar um pouco mais.

Nota: Dependendo da velocidade da sua conexão de internet, o progresso ficará parada em 0% por bastante tempo. Isso acontece porque ele sai do 0% apenas após baixar o primeiro arquivo, que possui quase 200MB.

wintohdd_pendrive_multi_windows_img4

8. Assim que ele terminar, feche o WinToHDD e copie os arquivos ISO do Windows para a raiz do pendrive usando o Windows Explorer. Note que é possível copiar versões de 32/64 bits do Windows para o pendrive.

wintohdd_pendrive_multi_windows_img5

Como instalar o Windows a partir do pendrive multiboot

1. Inicie o computador a partir do pendrive.

2. Selecione se o computador é de 32 ou 64 bits.

wintohdd_pendrive_multi_windows_img6

3. Clique na opção “New Installation”.

wintohdd_pendrive_multi_windows_img7

4. Selecione um dos arquivos ISO salvos no pendrive e clique em “Next”.

wintohdd_pendrive_multi_windows_img8

5. Na tela seguinte, selecione o disco onde deseja instalar o Windows e, em seguida marque a partição do sistema e a partição de boot. A partição do sistema deve ter 100MB e a partição de boot o espaço restante.

wintohdd_pendrive_multi_windows_img9

5.1. Se as partições não existirem no HD ou o disco rígido não estiver sendo exibido, clique do lado direito superior na opção “Tools > Windows Command Prompt” para abrir o Prompt e digite os comandos abaixo:

Para instalar o Windows em computadores com BIOS (computadores mais antigos)

diskpart
list disk
select disk X (onde X é o número do disco rígido exibido em list disk)
clean
create partition primary size=100
format fs=ntfs quick
active
create partition primary
format fs=ntfs quick

Para instalar o Windows em computadores com UEFI (computadores mais novos)

diskpart
list disk
select disk X (onde X é o número do disco rígido exibido em list disk)
clean
convert GPT
create partition efi size=100
format fs=fat32 quick
create partition msr size=128
create partition primary
format fs=ntfs quick

Quando terminar, feche o prompt de comando, clique no botão “Back” para voltar a janela anterior e depois clique em “Next” novamente. Esse processo é necessário para o disco rígido ser atualizado no WinToHDD.

wintohdd_pendrive_multi_windows_img9_1

É isso agora basta aguardar o Windows ser instalado. A primeira inicialização é um pouco mais demorada, uma vez que ele realiza uma série de configurações que não foram feitas durante o processo de instalação.

wintohdd_pendrive_multi_windows_img10

Nota: Se necessário, você pode baixar o arquivo ISO do Windows 10, Windows 8 e Windows 7 aqui. Além disso, veja também “Como criar um disco de instalação atualizado do Windows usando o programa NLite“.

Publicidade

Comentários:

  1. Ótimo material. Facílimo. Obrigado.

    Responder
  2. Site show de bola, matérias de excelente qualidade!

    Responder
  3. Prefiro ter um pendrive com o Hiren’s Boot CD.

    Você entra pelo Mini Windows 7, usa o WinNT Setup e instala qualquer versão do Windows.

    Além do pacote de ferramentas que vem nele.

    Responder
  4. Não funciona, eles não colocaram nesse tutorial que o segundo passo depois da instalação é escolher de onde baixar o Windows PE e essa opção é só na versão Paga do aplicativo. Tentei fazer pela outra opção, mas da erro ao tentar.

    Responder
    • Caro Rodrigo, esse passo não existia na versão antiga que foi usada para criar o tutorial.

      Eu atualizei o artigo com as novas informações. Você pode utilizar a opção “Microsoft.com” para baixar os arquivos necessários. Não é necessário adquirir a versão paga.

      PS: Eu testei essa opção e consegui criar o pendrive com sucesso, porém, como ele precisa baixar mais de 400 MB de arquivos, esse processo pode demorar um pouco dependendo da velocidade da sua conexão de internet.

      Responder
  5. Perfeito, funcionou em minha máquina antiga.

    Ultra recomendo.

    Responder
  6. O WinToHDD não permite você escolher em qual partição instalar o Windows. Ou seja, ele só permite escolher o disco. Se, por exemplo, o disco 0 tiver duas partições, uma para instalar o sistema operacional e outra com os seus dados, já era, o programa formata todo o HD. Diferentemente da instalação pelo “YUMI ou RUFUS” que mostra o disco e todas as partições contidas nele, permitindo você escolher o local de instalação e preservar a partição com seus dados. Esse é um defeito gravíssimo do WinToHDD.

    Responder
      • Boa noite! Sérgio, o VENTOY, na hora da instalação do sistema operacional, no caso de um disco particionado, ele mostra o disco e todas as partições contidas nele, permitindo escolher o local de instalação e preservar a segunda partição com dados?

        Responder
      • Sérgio, meu nobre, não precisa me responder a pergunta que fiz sobre o VENTOY. Eu testei em meu computador e ele permite escolher em qual disco ou partição que se quer instalar o sistema operacional. Programa facílimo de utilizar. O melhor que já testei. Obrigado.

        Responder

Deixe o seu comentário: