10 alternativas gratuitas para programas pagos

Publicidade

Você não precisa instalar programas pirateados, existem alternativas gratuitas para praticamente todos os programas que usamos no computador, incluindo programas como o Microsoft Office, Photoshop e outros.

Para lhe ajudar a encontrar alternativas para alguns programas pagos, criamos essa pequena lista com 10 alternativas gratuitas para programas comerciais muito populares que geralmente tem a licença muito cara.

1. Alternativa gratuita para o Microsoft Office: LibreOffice

Você não precisa ter o Microsoft Office para editar documentos, planilhas e apresentações no computador, existem excelentes alternativas para o Office da Microsoft, como por exemplo, o LibreOffice, um programa gratuito que oferece alternativas sólidas para os programas Word, Excel e Power Point do Microsoft Office.

2. Alternativa gratuita para o Photoshop: GIMP

Embora o Photoshop seja o programa de edição de imagem por excelência, a licença do programa é muito cara e se você uso ele apenas ocasionalmente isso não justifica o custo. A melhor alternativa nesse caso é utilizar o GIMP, um editor de imagens completo que possui muitos recursos semelhantes ao do Photoshop.

3. Alternativa gratuita para o WinRar: 7-Zip

A maioria das pessoas acredita que o WinRar é um programa gratuito, porém, ele é um programa pago e após 40 dias, toda vez que é usado ele exibe uma janela para você comprar a licença. Então para que ficar com ele, se existe o 7-Zip, uma alternativa completamente gratuita que funciona tão bem quanto o WinRar.

4. Alternativa gratuita para o Microsoft Outlook: Thunderbird

O Microsoft Outlook é um grande cliente de e-mail, entretanto, ele faz parte do pacote Office, portanto você precisa ter uma licença do Microsoft Office para utilizá-lo. Felizmente, existem ótimas alternativas gratuitas, como por exemplo, o Thunderbird, um cliente de e-mail repleto de recursos para Windows, macOS e Linux.

5. Alternativa gratuita para o AutoCAD: FreeCAD e LibreCAD

O AutoCAD é um excelente programa, porém, a licença e muito cara e existem boas alternativas gratuitas para ele, como o LibreCAD, um programa gratuito de desenho técnico que você pode utilizar para elaborar peças em duas dimensões (2D), assim como o FreeCAD, que você pode usar para criar modelos em 3D.

6. Alternativa gratuita para o Adobe Illustrator: Inkscape

O Adobe Illustrator é uma ferramenta essencial para quem trabalha com gráficos vetoriais, porém, se você não quer pagar a assinatura do Creative Cloud, você pode experimentar o Inkscape, um programa gratuito de edição de imagens vetoriais que lhe permite fazer praticamente tudo o que você faz no Adobe Illustrator.

7. Alternativa gratuita para o Adobe Premiere: DaVinci Resolve

É difícil encontrar um editor de vídeo bom e gratuito, especialmente quando comparado com programas de nível profissional como o Adobe Premiere. No entanto, existem boas alternativas, como o DaVinci Resolve, um editor de vídeo sólido e abrangente que embora seja um pouco difícil para iniciantes, é uma boa opção.

8. Alternativa gratuita para o Camtasia: OBS Studio

OBS Studio é uma boa alternativa para o Camtasia. Ele é um programa gratuito disponível para Windows, Linux e macOS que oferece uma forma prática de você capturar a tela do computador, como por exemplo, para criar tutoriais, assim como também fazer streaming de vídeos no Youtube, Facebook, Twitter e outros.

9. Alternativa gratuita para o Adobe Audition: Audacity

O Adobe Audition é um ótimo editor de áudio, porém, também é muito caro. Audacity é um editor de áudio gratuito que oferece muitos dos mesmos recursos, permitindo que você grave e edite os arquivos de áudio, remova ruídos, aumente o volume e aplique dezenas de outros efeitos para melhorar a qualidade do áudio.

10. Alternativa gratuita para o Adobe InDesign: Scribus

Scribus é uma boa alternativa para o Adobe InDesign. Ele é um programa gratuito de editoração eletrônica que funciona como o Adobe InDesign. Ele oferece tudo de que você precisa para criar documentos prontos para impressão com um excelente visual, como por exemplo jornais, revistas, cartazes, livros e muito mais.

Publicidade

Comentários:

  1. O LibreOffice está muito maduro. Substitui o Office da Microsoft sem dever nada. Eu tenho instalado também o Office da Softmaker, outra alternativa (paga), que também está ótimo.
    De qualquer forma, quem quer um Office gratuito e que funciona perfeitamente e que tem todos os recursos necessários, apresente ótima compatibilidade com o Office da Microsoft, o LibreOffice é a indicação perfeita.

    Responder
  2. Show, já conhecia vários deles, mas é sempre bom a gente dar uma chacoalhada na memoria

    Responder
  3. Tinha uns que que nao conhecia, mas adorei saber as alternativas… muito bom mesmo!

    Responder
  4. Parabéns pelo seu site, Sérgio! Ele é sempre útil e me agrega valor.

    Responder

Deixe o seu comentário: