Grave a tela do computador com o OBS Studio

Publicidade

Existem diversas ferramentas gratuitas e pagas para gravar a tela do computador, porém uma das opções mais completas que você irá encontrar é o OBS Studio, um programa gratuito para Windows, Linux e Mac que oferece uma forma prática de você gravar a tela do computador, assim como fazer streaming de vídeo.

A primeira vista o OBS Studio pode parecer um pouco intimidador, mas com um pouco de prática você irá dominá-lo. Na primeira execução ele exibirá um assistente de configuração, clique em “Não” para fechá-lo.

O programa funciona com um esquema de “Cenas e Fontes”. Se você observar no canto inferior esquerdo, verá que ele é aberto com uma “cena pronta”, então o que você precisa fazer é adicionar uma nova “fonte”.

Por exemplo, para gravar a tela do computador, clique no botão (+) do painel “Fontes” e selecione a opção “Captura de tela”. Você também pode capturar uma janela específica usando a opção “Captura de Janela”.

Você também pode adicionar um microfone e a webcam na gravação. Para isso, em “Fontes”, adicione as opções “captura de entrada de áudio” para o microfone e “dispositivo de captura de vídeo” para a webcam.

Uma vez feito isso, basta clicar no botão “Iniciar Gravação” para o OBS Studio começar a gravar a tela do computador. Você pode usar as teclas de atalho Ctrl+Alt+R para iniciar e Ctrl+Alt+T para parar a gravação.

No Windows, os vídeos gravados pelo programa são salvos no formato MKV na pasta “Videos” do usuário. Você pode acessá-los no menu “Arquivo > Mostrar Gravações” ou simplesmente usar o Windows Explorer.

Por fim, nas configurações do OBS Studio você pode definir opções como o formato de saída (flv, mp4, mkv ou mov), taxa de bits, qualidade e resolução, teclas de atalho, configurações de áudio, entre outras opções.

Em resumo, OBS Studio é sem dúvida uma das melhores ferramentas de captura de tela que existem. Ele possui também outros recursos interessantes, como a opção de fazer lives para o Youtube, Facebook, etc.

Download OBS Studio

Disponível para Windows, Linux e Mac OS.

Publicidade

Comentários:

  1. Obrigado pelo tutorial Sérgio Motta. Vou já colocá-lo em prática.

    Responder

Deixe o seu comentário: