Como criar um ponto de restauração diariamente

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Tutoriais.
Publicidade

A restauração do sistema permite restaurar o Windows para um estado anterior em caso de falha. Por conta disso, é importante criar pontos de restauração antes de instalar programas ou fazer alterações no sistema.

Para não criar pontos de restauração manualmente, você pode recorrer a um pequeno truque. Nesse artigo vamos lhe mostrar como criar diariamente um ponto de restauração no Windows 8/10 de forma automática.

Publicidade

Preparação:

Para fazer com o que o Windows crie automaticamente um ponto de restauração por dia nós vamos utilizar uma configuração do Windows Defender que verifica o computador uma vez por dia a procura de malwares.

Antes de começar, é necessário que o recurso de restauração do sistema esteja habilitado. Para verificar e habilitar a restauração do sistema, leia o artigo: Como habilitar a restauração do sistema no Windows 8/10.

Opção 1 - Usar o registro do Windows

1. Baixe o arquivo prdiario.zip e extraia o seu conteúdo para uma pasta no computador.

2. Abra a pasta, clique com o botão direito no arquivo habilitar.reg e selecione a opção "Mesclar".

3. Clique em "Sim" para confirmar a adição das informações no registro.

4. Reinicie o Windows para concluir as alterações. O Windows Defender irá criar diariamente um ponto de restauração do sistema quando ele realizar a verificação diária em seu computador a procura de malwares.

5. Para desabilitar a criação dos pontos de restauração, use o arquivo desabilitar.reg.

Opção 2 - Usar o Editor de Política de Grupo Local

O editor de política de grupo (gpedit) está disponível apenas no Windows 10 Pro, mas você pode instalá-lo em outras edições para usar esse método. Veja: Como habilitar o GPEdit no Windows 10 Single Language.

1. Pressione Win+R para abrir o executar, digite gpedit.msc e clique em OK.

2. Navegue até a pasta Configurações do Computador > Modelos Administrativos > Componentes do Windows > Windows Defender Antivírus > Verificação no Editor de Política de Grupo Local.

3. Localize "Criar um ponto de restauração do sistema" no painel do lado direito. Clique duas vezes nela para abrir a janela de configuração, marque a opção "Habilitado" e clique em OK para salvar as alterações.

4. Reinicie o seu computador para tornar a política ativa. De agora em diante, antes do Windows Defender executar a verificação diária do sistema, ele irá criar automaticamente um ponto de restauração do sistema.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *