Como definir programas como padrão no Windows 10

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Tutoriais, Windows 10.
Publicidade

Quando você clica duas vezes em um arquivo, como por exemplo, uma imagem ou documento, o arquivo é aberto no programa que está definido como o "programa padrão" para esse tipo de arquivo no Windows 10.

Porém, se você gosta de usar outro programa para abrir o arquivo, você pode defini-lo como padrão. Nesse artigo vamos lhe mostrar como definir o programa padrão para diferentes tipos de arquivos no Windows 10.

1. Clique no ícone "Configurações" no Menu Iniciar do Windows 10.

Publicidade

2. Em seguida, clique em "Sistema" e depois em "Aplicativos padrão".

3. Aqui você pode configurar o programa padrão de email, mapas, música, fotos, vídeo e navegador. Basta clicar no aplicativo atual para abrir um menu com a lista de aplicativos que você pode definir como "padrão".

Nota: Se o programa que deseja definir como padrão não estiver sendo exibido na lista, pule para a etapa 5.

3. Para definir o padrão para tipos individuais de arquivos, clique na opção "Escolha o aplicativo padrão por tipo de arquivo", localize a extensão que deseja alterar e escolha o aplicativo que deseja usar como padrão.

4. Da mesma maneira, para definir o aplicativo padrão por protocolo, como por exemplo, para abrir o Gmail quando você clicar em um endereço de e-mail, clique na opção "Escolha o aplicativo padrão por protocolo".

5. Se você não viu o aplicativo que deseja usar como padrão no menu "Configurações" ou se deseja definir um programa para todos os tipos de arquivos que ele pode abrir, clique em "Definir padrões por aplicativo".

6. Em seguida, encontre e selecione o programa na lista e clique em "Definir este programa como padrão", para definir o programa como o padrão para todos os tipos de arquivo e protocolos que ele é capaz de abrir.

7. Opcionalmente, você também pode clicar em "Escolher os padrões para este programa" para selecionar individualmente as extensões de arquivos e protocolos que devem ser abertos por padrão com o programa.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe um comentário