Como definir programas como padrão no Windows 10

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Tutoriais, Windows 10.
Publicidade

Quando você clica duas vezes em um arquivo, como por exemplo, uma imagem ou documento, o arquivo é aberto no programa que está definido como o "programa padrão" para esse tipo de arquivo no Windows 10.

Porém, se você gosta de usar outro programa para abrir o arquivo, você pode defini-lo como padrão. Nesse artigo vamos lhe mostrar como definir o programa padrão para diferentes tipos de arquivos no Windows 10.

1. Clique no ícone "Configurações" no Menu Iniciar do Windows 10.

Publicidade

2. Em seguida, clique em "Aplicativos" e depois em "Aplicativos padrão".

3. Aqui você pode configurar o programa padrão de email, mapas, música, fotos, vídeo e navegador. Basta clicar no aplicativo atual para abrir um menu com a lista de aplicativos que você pode definir como "padrão".

Nota: Se o programa que deseja definir como padrão não estiver sendo exibido na lista, pule para a etapa 5.

3. Para definir o padrão para tipos individuais de arquivos, clique na opção "Escolha o aplicativo padrão por tipo de arquivo", localize a extensão que deseja alterar e escolha o aplicativo que deseja usar como padrão.

4. Da mesma maneira, para definir o aplicativo padrão por protocolo, como por exemplo, para abrir o Gmail quando você clicar em um endereço de e-mail, clique na opção "Escolha o aplicativo padrão por protocolo".

5. Se você não viu o aplicativo que deseja usar como padrão no menu "Configurações" ou se deseja definir um programa como padrão para todos os tipos de arquivos que ele pode abrir, siga o procedimento abaixo.

Pressione Win+R para abrir o Executar, digite o comando abaixo e clique em OK.
control /name Microsoft.DefaultPrograms /page pageDefaultProgram

6. Em seguida, encontre e selecione o programa na lista e clique em "Definir este programa como padrão", para definir o programa como o padrão para todos os tipos de arquivo e protocolos que ele é capaz de abrir.

7. Opcionalmente, você também pode clicar em "Escolher os padrões para este programa" para selecionar individualmente as extensões de arquivos e protocolos que devem ser abertos por padrão com o programa.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *