Crie máquinas virtuais com o VirtualBox

Publicidade

A virtualização é uma opção fácil e rápida para usar um segundo sistema operacional para teste de outros sistemas operacionais e aplicativos sem modificar o sistema atual. Existem vários sistemas de virtualização, um deles é o VirtualBox, um programa de virtualização open source disponível para Windows, Mac e Linux.

Crie máquinas virtuais com o VirtualBox

Publicidade

Uma das maiores vantagens de utilizar máquinas virtuais é poder fazer um backup para restaurar o sistema operacional, eliminando todo o processo de formatação e instalação. Assim sempre que precisar de um sistema operacional limpo, basta restaurar o backup da máquina virtual.

Você também pode levar para uma apresentação o sistema operacional virtualizado em um pendrive ou cd, fazer a instalação do VirtualBox no computador que será utilizado e usar o seu arquivo de backup para rapidamente ter o seu sistema operacional virtualizado pronto para utilização.

VirtualBox é um completo sistema de virtualização para hardware x86. Como a maioria das plataformas de virtualização, VirtualBox suporta dispositivos USB, áudio, e a maioria das funções normalmente esperadas em um sitema virtualizado.

Alguns recursos do VirtualBox

  • Modularidade – VirtualBox tem um desenho extremamente modular com interfaces de programação interna bem definidas e um desenho cliente/servidor. Isso torna mais fácil controlá-lo a partir de várias interfaces.
  • Descrição da máquina virtual em XML – As definições de configuração das máquinas virtuais são armazenados em XML e são totalmente independentes das máquinas locais. Tornando possível e fácil a transferência das definições para outros computadores.
  • Guest Additions para Windows e Linux – VirtualBox tem um software especial que pode ser instalado dentro das máquinas virtuais Windows e Linux para melhorar o desempenho e fazer integração muito mais simples.
  • Pastas compartilhadas – Assim como muitas outras sistemas de virtualização, para facilitar a troca de dados entre os computadores, VirtualBox permite o compartilhamento de pastas, que podem ser acessados de dentro de máquinas virtuais.
  • Controladores USB virtuais –  VirtualBox implementa um controlador USB e permite ligar dispositivos USB a máquinas virtuais sem ter que instalar drivers adicionais.
  • Remote Desktop – Diferente de qualquer outro software de virtualização, VirtualBox apoia plenamente a norma RDP (Remote Desktop Protocol). Uma máquina virtual pode agir como um servidor RDP, o que lhe permite “rodar” a máquina virtual remotamente em alguns thin client que apenas exibem os dados RDP.
  • USB sobre RDP – Com esta característica única, uma máquina virtual que atua como um servidor RDP ainda pode acessar dispositivos USB que estão ligados no cliente RDP.

Download VirtualBox

Publicidade

Deixe o seu comentário: