Como trocar o ícone das pastas no Windows

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Tutoriais.
Publicidade

As pastas no Windows possuem um ícone amarelo padrão, mas se você quer diferenciar uma pasta, você pode personalizar o ícone. Nesse artigo, vamos mostrar como personalizar o ícone de pastas no Windows.

Publicidade

Preparação:

A primeira coisa que você precisa fazer é baixar o ícone que deseja usar na pasta. Existem muitos sites de ícones, como o IconFinder. Você também pode converter qualquer imagem para ícone no site ICO Convert.

Você precisa baixar o arquivo no formato .ico. Uma vez baixado o arquivo ICO, eu recomendo que você crie uma pasta "Ícones" dentro da pasta de imagens do usuário para salvar os ícones de pastas personalizados.

Como trocar o ícone das pasta do Windows:

1. Clique com o botão direito na pasta e selecione a opção "Propriedades".

2. Na janela "Propriedades", abra a guia "Personalizado" e clique no botão "Alterar ícone..." na parte inferior.

3. Clique em "Procurar...", selecione o arquivo .ico que deseja usar, clique em "Abrir" e depois em "OK"

4. Provavelmente o ícone da pasta será atualizado instantaneamente, porém caso isso não aconteça, você pode atualizar a pasta pressionando a tecla F5 e até mesmo reiniciar o Windows para aplicar as alterações.

5. Para restaurar o ícone original, clique em "Personalizar > Alterar ícone... > Restaurar padrões" na janela de "Propriedades" da pasta. Por fim, note que se você deletar o arquivo .ico, a personalização será perdida.

Nota: Caso não queira realizar esse procedimento para personalizar o ícone das pastas no Windows, você pode usar programas como o Folder Painter e Folder Marker Free para trocar a cor das pastas no Windows.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

1 comentário

  • Sensacional esta dica.

    Eu utilizava ícone básicos agora com este site (Ico Convert) tenho mais opções.

    Obrigado pelo tutorial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *