Como criar teclas de atalho para abrir pastas

Publicidade

Se você acessa alguma pasta com frequência, ao invés de ter que abrir o Windows Explorer e navegar até a pasta, você pode configurar uma tecla de atalho para acessar a pasta rapidamente. Nesse artigo, vamos mostrá-lo como criar teclas de atalho para você acessar rapidamente as suas pastas favoritas no Windows.

Como criar teclas de atalho para acessar pastas

Para criar teclas de atalho para pastas, você não precisa instalar nenhum programa, é possível criar teclas de atalho para suas pastas favoritas usando apenas os recursos disponíveis no Windows. Veja como fazer:

1. Abra o Windows Explorer pressionando a tecla de atalho Win+E e navegue até a pasta desejada.

2. Clique com o botão direito na pasta e selecione a opção Enviar para > Área de trabalho (Criar atalho).

teclas_de_atalho_pastas_img1

3. Clique com o botão direito no atalho da pasta criado na área de trabalho e selecione Propriedades.

teclas_de_atalho_pastas_img2

4. Defina no campo “Tecla de atalho,” a combinação de teclas que deseja usar para acessar a pasta. Você pode utilizar combinações de teclas com Ctrl+Shift, Ctrl+Alt ou Shift+Alt, como por exemplo, Ctrl+Shift+S.

teclas_de_atalho_pastas_img3

5. Clique em OK para concluir o processo. Opcionalmente, você pode criar uma pasta chamada “Atalhos” na área de trabalho e mover os atalhos criados para essa pasta, para deixar a área de trabalho organizada.

teclas_de_atalho_pastas_img4

Agora você pode abrir a pasta configurada usando a tecla de atalho que você criou. Note que você também pode seguir os mesmos passos e criar teclas de atalhos para abrir seus programas favoritos rapidamente.

Além disso, você também pode fixar suas pastas favoritas na barra de tarefas para acessá-las com apenas um clique. Para aprender como fazer isso, veja o artigo: Como fixar pastas na barra de tarefas do Windows.

Publicidade

Comentários:

  1. O método funciona, mas demora muito pra abrir a pasta!

    Responder
    • Isso parece ser um bug do Windows 10, que faz com as teclas de atalho demorem cerca de 3 segundos para serem acionadas.

      http://superuser.com/questions/426947/slow-windows-desktop-keyboard-shortcuts

      Uma sugestão é desativar a atualização em segundo plano dos aplicativos que você não usa.

      Essa opção está em “Configurações > Privacidade > Aplicativos em segundo plano”.

      Testei aqui e a pasta abriu instantaneamente depois de desativar a atualização em segundo plano dos aplicativos.

      Responder
  2. Eu coloquei o atalho Ctrl + Shift + A para abrir uma pasta, porém não estava abrindo. Então eu troquei o Shift por Alt e abriu normalmente.

    OBS.: O meu sistema é o Windows 10.

    Responder
  3. E teria algum jeito para criar atalhos para scripts? Pois em um script não tem a aba atalhos nas propriedades.

    Responder
    • Pode ser feito da mesma maneira.

      Você cria um atalho na área de trabalho para o script e depois define nas propriedades do atalho do script, a tecla de atalho.

      Responder
  4. Eu gostaria de saber como fazer o caminho inverso, isto é, eliminar da área de trabalho o ícone que abre uma pasta de arquivos sem eliminar esta pasta de arquivos simultaneamente.

    Obrigado

    Obs. Uso o sistema Windows 10 Pro

    Responder
    • Se o “ícone” que você está se referindo for um atalho para a pasta, você pode simplesmente clicar com o botão direito nele e excluí-lo, agora se a pasta estiver salva na área de trabalho, você precisa copiá-la para outra pasta.

      Os atalhos possuem uma seta no canto inferior esquerdo do ícone, enquanto as pastas reais não.

      Para copiar a pasta para outro local, clique com o botão direito nela e selecione “Recortar”, depois abra o local aonde deseja colocar a pasta, clique com o botão direito em uma área vazia e selecione “Colar”.

      Responder
      • Após pesquisar bastante e sem êxito, resolvi o dilema aqui seguindo a orientação de transferir a pasta para outro local.
        Obrigado pela presteza da resposta.
        Abs.

        Responder

Deixe o seu comentário: