Como bloquear programas indesejados no Windows 10

Publicidade

Muitas vezes, quando instalamos programas gratuitos são oferecidos programas extras, que na maioria das vezes são desnecessários. Esses programas são chamados de potencialmente indesejados (PUPs e PUAs).

O Windows 10 oferece proteção contra esse tipo de programa, mas ela não está ativada por padrão. Nesse tutorial vamos ensiná lo a habilitar a proteção contra programas potencialmente indesejados no Windows 10.

1. Clique com o botão direito do mouse no menu Iniciar e selecione Windows PowerShell (Admin).

Nota: Se você não vir essa opção no menu de contexto, abra o menu Iniciar, digite powershell, clique com o botão direito na opção “Windows PowerShell” e por fim, selecione a opção “Executar como administrador“.

2. Digite o comando Set-MpPreference -PUAProtection Enabled e pressione Enter.

3. Não é exibida nenhuma mensagem após a execução do comando, porém você pode rodar um comando para verificar o status. Execute o comando Get-MpPreference para verificar o status do Windows Defender, localize o PUAProtection e certifique-se de que esteja configurado para 1 (o que significa que está ativado).

Nota: Caso queira desativar a proteção, execute o comando Set-MpPreference -PUAProtection Disabled.

Uma vez feito isso, o Windows Defender começará a detectar os programas potencialmente indesejados e enviá-los para a quarentena. Você será notificado da mesma forma que é notificado sobre outras ameaças.

Por último, se você quiser manter um programa potencialmente indesejado em seu computador, você pode restaurar programas enviados para a quarentena. Veja aqui como restaurar arquivos no Windows Defender.

Publicidade

Deixe o seu comentário: