Agende tarefas no Windows com o Shutter

Publicidade

O Windows oferece um agendador de tarefas, mas ele não é fácil de usar. Shutter é um programa gratuito que oferece uma forma fácil de você agendar tarefas para serem executadas automaticamente no Windows.

Com ele você pode agendar o desligamento automático do computador após a conclusão de um download, executar ou finalizar programas em horários específicos, desligar o monitor quando o PC estiver ocioso, etc.

Agende tarefas no Windows com o Shutter

Shutter possui uma interface amigável e fácil de usar. A interface do programa exibe dois painéis, um para adicionar eventos e outro ações. Para começar, você tem que adicionar pelo menos um evento e uma ação.

Os eventos definem quando as ações são executadas automaticamente pelo programa. Para adicionar um evento, clique no botão “Add” no painel superior e no menu exibido selecione o evento que deseja adicionar.

Entre os eventos disponíveis estão a contagem regressiva, uso de CPU ou de rede, inatividade do usuário, nível de bateria baixo, horário específico, abertura de processos/janelas, fechamento ou abertura da tampa.

Por exemplo, para criar uma tarefa para desligar o computador após um download, você deve selecionar o evento “Network Usage” e definir o adaptador de rede e o limite de tráfego na rede para a ação ser realizada.

O mais interessante do Shutter é que ele permite que você combine vários eventos para acionar uma ação que satisfaz a condição preestabelecida, como por exemplo, quando um evento (e/ou) outro evento ocorrer.

Uma vez que você tenha configurado o evento, você pode adicionar a ação praticamente da mesma forma, basta clicar no botão “Add” no painel inferior, e selecionar a ação que deve ser executada automaticamente.

Em relação as ações, você pode desligar o computador, reiniciar e hibernar, fazer logoff, bloquear, desligar o monitor, ativar a proteção de tela, desativar o áudio, tocar um alarme, executar ou finalizar um programa, etc.

Por último, para ativar o agendamento, basta clicar no botão “Start” na parte inferior da janela do Shutter e o programa começará a monitorar o evento e, assim que o evento ocorrer, a ação configurada será executada.

O Shutter permite agendar somente uma tarefa por vez, porém, você pode salvar a tarefa a partir do menu “Presets” e recarregar a tarefa quando necessário com os eventos e as ações que você configurou para ela.

Nas configurações do Shutter, você pode configurá-lo para ser iniciado automaticamente com o Windows, iniciar o monitoramento dos eventos automaticamente quando o programa for iniciado, entre outras opções.

Em resumo, Shutter é um programa de agendamento de tarefas versátil e fácil de configurar. Ele é gratuito para uso pessoal e é compatível com Windows XP, Windows Vista, Windows 7, Windows 8 e Windows 10.

Download Shutter

Publicidade

Comentários:

  1. Não tem opção de não desligar o vídeo quando está exibindo vídeos.

    Responder
      • O Caffeinated não tem opção de configurar para hibernar, daí tenho de usar os 2. Não faz sentido; o Shutter deveria receber uma atualização para não deixar hibernar enquanto vídeos são exibidos, esta função já existe em todos media players, PowerPoint, etc. Isso é básico para um app.

        Responder
        • Cada programa tem uma função, um permite manter a tela e o computador acordados e o outro permite agendar tarefas. São funções distintas e na minha opinião não teria porque o Shutter ter essa função.

          Diferentes dos media players que tem essa função porque seria muito inconveniente você começar a assistir um vídeo e a tela ficar desligando a cada poucos minutos.

          Responder
  2. A tarefa que eu preciso que o Shutter realize e garantir a hibernação do PC, porém não enquanto eu esteja vendo um vídeo.

    Responder
    • O Windows mesmo pode fazer isso para você.

      Abra as “Opções de Energia” no Painel de Controle, clique em “Alterar Configurações do Plano > Alterar configurações de energia avançadas”.

      Em seguida, clique no botão (+) do item “Suspender” e na opção “Hibernar após” defina o tempo de inatividade para hibernação do PC.

      Responder
  3. No meu windows 10 não esta surtindo efeito, por isso usei o shutter para esta tarefa.

    Já tentei todas as configurações possíveis e nada, meu PC entra em suspensão mas não hiberna, como a bateria dele não esta muito boa ao retirar o carregador perco os trabalhos.

    Responder
    • Uma outra tentativa seria combinar eventos no Shutter para evitar que o PC seja hibernado quando você estiver assistindo vídeos.

      Por exemplo, você pode adicionar os eventos “Usuário Inativo” e “Uso de CPU” e selecionar a opção “E”do lado direito superior da janela.

      Dessa forma o PC será hibernado apenas quando os dois eventos ocorrerem. Quando usuário estiver inativo por X minutos E quando o uso da CPU estiver abaixo de um limite predefinido, como por exemplo, abaixo de 3%.

      Responder
  4. Do jeito que vc propôs deu certo, eu estava usando o processo ssText3d.scr como disparador, porém meu PC ficava aberto (sem senha) por 30 min, tempo que eu preciso de inatividade do PC para que ele hiberne.

    Mas ainda acho que um botão em configurações para impedir a hibernação em videos seria bem vindo.

    Responder

Deixe o seu comentário: