Transforme seu computador em um roteador wireless com o Virtual Router

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Softwares, Utilitário, Windows 7.

Imagine a seguinte situação: Você tem um notebook conectado a internet através de um modem 3G e gostaria de compartilhar sua conexão de internet com outros computadores, mas não possui um roteador 3G para distribuir a conexão de internet.

Seria possível compartilhar sua conexão de internet com outros computadores sem usar um roteador? A resposta é sim, desde que o sistema operacional de seu notebook seja o Windows 7, ele tenha um adaptador wireless e você instale o programa Virtual Router.

Virtual Router é um programa gratuito que transforma um computador com Windows 7 ou Windows 2008 em um roteador sem fio, para que outros computadores se conectem a ele e utilizem sua conexão de internet.

Para criar a rede sem fio virtual, o programa utiliza a tecnologia Virtual WiFi introduzida no Windows 7. A rede sem fio criada utiliza a criptografia WP2 e não existe forma de desabilitá-la. Esse é uma característica embutida no Windows 7 para aumentar a segurança da rede.

Usando o Virtual Router você pode compartilhar qualquer tipo de conexão de internet (Cabo, ADSL, 3G, etc) de maneira muito simples, sem precisar fazer nenhuma configuração complicada. Em poucos minutos seu roteador virtual está instalado e funcionando.

Como configurar o Virtual Router:

1. O primeiro campo é o nome da rede. Por padrão, o Virtual Router cria uma rede com o nome “VirtualNetwork”, mas você pode alterá-lo se quiser.

2. O próximo campo é a senha de acesso a rede. Você pode criar qualquer senha, mas ela deve ter no mínimo 8 caracteres. Essa senha proporciona segurança a sua rede, pois garante que somente usuários que saibam a senha tenham acesso a rede virtual.

3. Na opção seguinte você deve selecionar a conexão que deseja compartilhar. O programa exibe a lista de conexões de rede disponíveis em seu computador.

4. Uma vez terminada as configurações, clique em “Start Virtual Router” para ligar seu roteador virtual. Depois você pode minimizá-lo e ele irá automaticamente para a bandeja do sistema.

Pronto, agora qualquer computador com uma placa ou adaptador de rede wireless será capaz de se conectar a rede virtual criada. Na interface do programa você pode visualizar todos os computadores que estão conectados a sua rede virtual sem fio.

Download Virtual Router

Compatível com Windows 7 e Windows Server 2008

Nota: O adaptador wireless precisa ter suporte de driver a essa tecnologia para usá-la. Confira no site do desenvolvedor a lista de dispositivos suportados já conhecidos.

Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe um comentário