Monitore a conexão de internet com o UpDown Meter

Publicidade

UpDown Meter é um pequeno programa gratuito para Windows que lhe permite monitorar o tráfego de rede em seu computador e ver as velocidades de download e upload de sua conexão de internet em tempo real.

Ao executar o UpDown Meter pela primeira vez é necessário configurá-lo. Para isso, clique no último botão do menu lateral para abrir a janela de opções e selecione o adaptador de rede em uso em seu computador.

Em seguida você precisa informar a velocidade de sua conexão de internet no campo “Actual Speed (B/s)” para que o gráfico seja exibido corretamente. Note que o valor deve ser inserido em “B/s” e não em “Mbps“.

Por exemplo, uma conexão de 10 Mbps é equivalente a 1310720 B/s. A maneira mais simples de calcular o valor em B/s de sua conexão de internet em Mbps é usar um conversor online como o disponível nesse link.

Ainda nas opções do UpDown Meter, clicando nos pequenos botões na parte inferior, você pode configurar o programa para ser inicializado com o Windows e para ser inicializado minimizado na bandeja do sistema.

Uma vez configurado, o programa começará a monitorar a rede, mostrando os valores atuais e médios das taxas de download e upload em kB/s. Cada bloco separado por uma linha vertical representa 30 segundos.

Ao minimizar o UpDown Meter, ele será executado a partir da bandeja do sistema onde você pode visualizar o tráfego de rede e a velocidade real de download e upload passando o mouse sobre o ícone do programa.

Em resumo, UpDown Meter é um programa pequeno, mas útil para monitorar o tráfego de rede, entretanto, a configuração poderia ser mais simples se ele aceitasse a velocidade da conexão em Mbps e não em B/s.

Download UpDown Meter

Compatível com todas as versões do Windows.

Publicidade

Comentários:

  1. Estou na busca de um programa que informe a velocidade de download e upload na barra de tarefas e não apenas um ícone que necessita passar o ponteiro do mouse sobre ele.

    Responder
  2. Muito obrigado.

    Responder

Deixe o seu comentário: