Limpe o registro do Windows com o Registry Recycler

Publicidade

Embora a sua eficiência seja questionada por alguns usuários, os limpadores de registro podem acelerar a inicialização do sistema, uma vez que quanto menor o tamanho do registro mais rápida será a inicialização.

Portanto, se você quer limpar o registro do Windows, você pode usar o Registry Recycler, uma ferramenta gratuita que lhe oferece uma forma fácil de limpar, desfragmentar e fazer o backup do registro do Windows.

Limpe o registro do Windows com o Registry Recycler

Registry Recycler está disponível em versão instalável e portátil. A primeira coisa que você deve fazer após executar o programa é fazer um backup do registro. Você pode fazer isso na opção “Backup” na barra lateral.

Assim, se depois de limpar o registro você encontrar algum problema no uso do sistema operacional, você pode restaurar um backup do registro para um ponto anterior a limpeza, para resolver os problemas do SO.

Note que o backup de segurança também é criado quando você faz a limpeza do registro. Além disso, nas configurações do programa você pode habilitar a opção de criar um ponto de restauração antes de limpá-lo.

Uma vez dito isso, você pode usar a opção “Scanner” para examinar o registro. Assim como a maioria dos limpadores de registro, ele procura por entradas inválidas, que apontam para locais que não existem mais.

Por exemplo, ele procura entradas inválidas de programas, arquivos, pastas, fontes, atalhos de programas, arquivos DLL compartilhadas, chaves de registro vazias, associação de arquivos, serviços do Windows, etc.

Assim que a verificação é concluída, o Registry Recycler exibe o número total de problemas encontrados e clicando em “Next”, você pode visualizar uma lista dos problemas detectados em cada uma das categorias.

Ele mostra a localização de cada chave no registro e você pode desmarcar individualmente as chaves que não deseja remover ou desmarcar todo um grupo. Por fim, clique no botão “Fix Errors” para limpar o registro.

Em seguida, você pode usar o “Defrag” para analisar o nível de fragmentação do registro e, se necessário desfragmentá-lo. Note que para concluir o processo de desfragmentação é necessário reiniciar o Windows.

Por fim, você vai encontrar também uma opção de gerenciamento de inicialização (Startup) que você pode usar para ativar e desativar a inicialização automática de programas desnecessários junto com o Windows.

Em resumo, Registry Recycler não vai resolver todos os problemas de desempenho e estabilidade do seu computador, porém, ele pode ajudá-lo a reduzir um pouco o tempo de inicialização do sistema operacional.

Download Registry Recycler

Compatível com Windows XP, Vista, Windows 7 e Windows 8.

Publicidade

Deixe o seu comentário: