Faça o backup e sincronize arquivos com o FullSync

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Softwares, Utilitário.
Publicidade

Fazer o backup de seus arquivos é muito importante e pode evitar muitas dores de cabeça, porém grande parte dos usuários não fazem o backup de seus arquivos por acharem complicado e tedioso fazer backups.

Se você sempre achou muito complicado e chato fazer o backup dos arquivos, FullSync é uma ferramenta gratuita que oferece uma forma fácil de você fazer o backup e a sincronização de seus arquivos importantes.

Faça o backup e sincronize seus arquivos

Publicidade

Configurar o backup ou a sincronização de arquivos no FullSync é muito simples. Primeiro, clique no menu "File", seguido da opção "New Profile" para criar um novo perfil de backup ou de sincronização de arquivos.

Na guia "General" você deve especificar um nome e uma descrição (opcional) para o seu perfil e selecionar o tipo de tarefa que você pretende executar (Publish e Update, Backup Copy, Exact Copy ou Two Way Sync).

Por exemplo, a cópia exata (Exact Copy) cria uma cópia idêntica dos arquivos da pasta de origem na pasta de destino, enquanto a cópia de segurança (Backup Copy) apenas copia arquivos da origem para o destino.

Por outro lado, a sincronização nos dois sentidos (Two Way Sync) atualiza arquivos na pasta de destino e na pasta de origem. Com isso, os arquivos da pasta de origem são copiados para a pasta destino e vice-versa.

Ainda na guia "General", você pode habilitar a opção de "execução automatizada", que basicamente permite o agendamento de tarefas de backup, que podem ser executadas em intervalos ou em horários específicos.

Na etapa seguinte você precisa escolher a pasta de origem (Source) e a pasta de destino (Destination) em suas respectivas guias. Mas, antes de escolher as pastas, você precisa definir o protocolo que será usado.

O protocolo "File" permite fazer o backup e sincronizar os arquivos para outro local do disco rígido, para um computador da rede local ou para um dispositivo de armazenamento externo como pendrive ou HD externo.

Os protocolos FTP, SFTP e SMB permitem fazer o backup e sincronizar os arquivos do computador com um servidor remoto e vice-versa, e também permite fazer o backup e a sincronia entre dois servidores remotos.

Na guia "Filters" você pode criar filtros para incluir e excluir determinados tipos de arquivos no processo de backup e sincronia. É possível criar filtros com base no nome do arquivo, tamanho, data de modificação, etc.

Uma vez que você terminou de configurar todas as opções do perfil, clique em "OK" para concluir a criação do perfil. O novo perfil criado será exibido na interface do FullSync, onde ele pode ser iniciado manualmente.

Em resumo, FullSync é uma ferramenta de backup e sincronização de arquivos muito útil para você fazer o backup de seus arquivos e sincronizar pastas entre múltiplos computadores locais ou servidores remotos.

Download FullSync

Compatível com todas as versões do Windows.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

1 comentário

  • Esqueceste o principal: requer JAVA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *