Examine arquivos suspeitos com o Metascan

Publicidade

Se você baixou um arquivo da internet, mas não tem certeza se ele é seguro, você pode usar o Metascan, um aplicativo online que lhe permite analisar arquivos suspeitos para garantir que eles estão livres de vírus.

metascan_online

O funcionamento do Metascan é semelhante ao do Virustotal, outro serviço online que lhe permite verificar arquivos suspeitos. Ele examina os arquivos usando vários antivírus diferentes de empresas de segurança.

Para examinar um arquivo suspeito, tudo o que você precisa fazer é acessar o site do Metascan e clicar no botão “Select a file” para selecionar o arquivo que deseja examinar. Você pode enviar arquivos de até 80 MB.

Uma vez feito isso, o arquivo será enviado para os servidores do Metascan e, em seguida será examinado por mais de 40 antivírus diferentes, incluindo ESET, AVG, Avira, BitDefender, Symantec, Kaspersky e McAfee.

Inicialmente, o Metascan verifica a assinatura do arquivo (hash) e se o arquivo foi verificado anteriormente, ele irá exibir o resultado da última análise. Para fazer uma nova verificação, basta clicar no botão “Rescan”.

Assim que o Metascan terminar de verificar o arquivo enviado, ele exibe o resultado final com o número de antivírus que detectaram o arquivo como malicioso e várias outras informações sobre o arquivo examinado.

A partir dessas informações você pode ver se o arquivo é realmente uma ameaça ou não. Por exemplo, se apenas um ou dois antivírus identificarem o arquivo como uma ameaça, provavelmente ele não é malicioso.

Por outro lado, se a maioria dos antivírus detectarem o arquivo como uma ameaça, ele deve ser realmente um arquivo malicioso e o mais recomendável nesse caso é não abrir ou executar o arquivo no computador.

Em resumo, Metascan é uma boa opção para você verificar arquivos suspeitos. A sua maior vantagem em relação ao VirusTotal é que ele suporta arquivos de até 80 MB, enquanto o VirusTotal suporta apenas 64 MB.

Publicidade

Deixe o seu comentário: