Como mover a pasta Downloads para outra unidade

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Tutoriais.
Publicidade

A pasta "Downloads" é onde são salvos os arquivos baixados da internet e, embora seja possível trocar em cada programa o local onde os arquivos serão salvos, trocar o local da pasta Downloads é mais inteligente.

Ao mover a pasta Downloads para outro local, você não precisa trocar a configuração dos programas, todos os arquivos baixados continuarão a ser salvos na pasta "Downloads", mesmo que ela esteja em outro local.

Nesse tutorial vamos lhe mostrar como trocar a localização da pasta Downloads. Você pode mover a pasta "Downloads" para uma outra unidade ou disco rígido em seu computador para liberar espaço na unidade C.

Publicidade

Como mover a pasta Downloads para outro local:

1. Abra o Windows Explorer ou o Explorador de Arquivos no Windows 10, clique com o botão direito na pasta "Downloads" do lado direito e clique na opção "Propriedades" para abrir a janela de propriedades da pasta.

2. Em seguida, clique na guia "Local", depois no botão "Mover" e selecione o local para onde deseja mover a pasta "Downloads". Por exemplo, se quiser movê-la para a unidade D, selecione a pasta "D:\Downloads".

3. Por fim, clique no botão "Aplicar" e uma janela será exibida perguntando se você deseja mover todos os arquivos da pasta "Downloads" atual para a sua nova localização. Clique em "Sim" para mover os arquivos.

Se você escolher "Não", apenas novos arquivos que você baixar serão salvos na nova localização da pasta "Downloads", todos os arquivos antigos continuarão na pasta "Downloads" da unidade C ocupando espaço.

4. Pronto, agora todos os programas que salvam arquivos na pasta "Downloads" padrão irão utilizar a nova localização e clicando na pasta Downloads no Windows Explorer você irá abrir a pasta na nova localização.

Como restaurar a localização padrão

Se quiser desfazer a mudança, basta você abrir novamente o Windows Explorer, clicar com o botão direito na pasta "Downloads", selecionar a opção "Propriedades", abrir a guia "Local" e clicar no botão "Restaurar".

Uma vez feito isso, o Windows retornará a pasta "Downloads" para a sua localização padrão na unidade C. Ele irá perguntar novamente se você deseja mover os arquivos da localização atual para a nova localização.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *