Apague os dados do disco rígido com o KillDisk

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Manutenção, Segurança, Softwares, Utilitário.
Publicidade

Quando você formata o disco rígido, com um pouco de esforço, ainda é possível recuperar os arquivos que estavam armazenados nele. Portanto, antes vender ou doar o disco rígido, é importante usar um programa como o KillDisk, uma ferramenta gratuita capaz de remover os dados do disco rígido de forma permanente.

killdisk

Publicidade

A primeira coisa que você precisa fazer é instalar o KillDisk em um computador. No final da instalação, ele oferece duas opções: "Executar o programa no Windows e Criar um disco/pendrive inicializável do KillDisk".

O KillDisk a partir do Windows é útil para apagar os dados de HDs externos e pendrives, enquanto a opção para criar o disco/pendrive inicializável pode ser usada para deletar os dados do HD interno do computador.

Para criar um pendrive bootável, abra o "Active Boot Disk Creator", marque a opção "Pendrive", selecione o dispositivo e clique em "Avançar" e na tela seguinte, defina se deseja criar um pendrive com Linux ou DOS.

Note que a versão gratuita do KillDisk permite criar um disco de inicialização baseado em DOS e, em linha de comando Linux, enquanto a versão comercial permite criar o disco de inicialização com interface gráfica.

Na minha opinião a versão Linux é mais rápida e detecta melhor os discos rígidos. Portanto, eu recomendo que você crie o disco/pendrive baseado em Linux, mesmo que seu computador tenha o Windows instalado.

Uma vez criado, basta inicializar o computador a partir do pendrive e, assim que o programa for carregado, ele irá exibir do lado direito os discos rígidos conectados em seu computador com todas as suas partições.

Selecione todo o disco rígido ou partições individualmente usando a tecla "Espaço" e pressione "F10" para fazer a limpeza. A versão gratuita executa um passo, o que deve ser suficiente para a maioria dos usuários.

Em resumo, apesar das limitações da versão gratuita, KillDisk é uma boa opção para você excluir os dados do disco rígido de forma permanente. Outra grande opção para remover os dados do disco rígido é o DBAN.

Download KillDisk

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe um comentário