Verifique arquivos com o Kaspersky VirusDesk

Publicidade

Às vezes, quando o antivírus em seu computador detecta um arquivo como ameaça, pode ser interessante procurar uma segunda opinião para confirmar se ele é realmente um malware ou apenas um falso positivo.

Uma forma prática de analisar esses arquivos é usando uma ferramenta como o Kaspersky VirusDesk, um serviço online gratuito da empresa de segurança Kaspersky que permite verificar arquivos e links suspeitos.

Kaspersky VirusDesk é muito simples de usar. Para examinar um arquivo suspeito, basta arrastar e soltá-lo no campo de arquivos ou clicar no clipes para selecionar o arquivo que deseja verificar em seu computador.

O arquivo é examinado utilizando o mesmo banco de dados do antivírus Kaspersky e uma vez concluída a verificação, o arquivo pode ser identificado como seguro (safe), infectado (infected) e suspeito (suspicious).

Quando um arquivo é sinalizado como infectado ele não dever utilizado. Da mesma maneira, quando ele é detectado como suspeito, ele pode representar uma ameaça e o mais recomendado é não usá-lo também.

Por padrão, ele permite enviar apenas um arquivo por vez, porém, você pode compactar múltiplos arquivos em um arquivo ZIP com a senha “virus” para examiná-los. Note apenas que o tamanho máximo é de 50MB.

Da mesma forma, para você verificar a reputação de algum site, basta colar o link do site e clicar no botão “Scan” para iniciar a verificação. A verificação é bastante rápida e, em geral demora menos de dois minutos.

Os links podem ter uma reputação boa (good), ruim (poor) ou desconhecida (unknown). A reputação ruim significa que ele possui conteúdo malicioso e a desconhecida, que ele não possui informações suficientes.

Em resumo, Kaspersky VirusDesk é uma boa opção para examinar arquivos usando o antivírus Kaspersky, mas o VirusTotal é mais completo, uma vez que suporta arquivos de até 128MB e usa mais de 50 antivírus.

Publicidade

Comentários:

  1. Excelente dica.

    Já implementei no meu computador.

    Responder

Deixe o seu comentário: