Criptografe arquivos na nuvem com o Cryptomator

Publicidade

Se você quer salvar arquivos na nuvem, mas está sempre com um pé atrás com relação a sua privacidade, Cryptomator é um programa gratuito que criptografa os seus arquivos antes de sincronizá-los com a nuvem.

Criptografe arquivos antes de enviá-los para a nuvem com o Cryptomator

Cryptomator pode criptografar automaticamente seus arquivos antes de enviá-los para qualquer serviço de armazenamento na nuvem, incluindo serviços mais populares, como o Dropbox, Google Drive e o OneDrive.

Para começar, baixe o Cryptomator e instale-o em seu computador (Windows, Mac ou Linux). Em seguida, execute o Cryptomator, clique no botão (+) e selecione a opção “Create New Vault” para criar um novo cofre.

Selecione a pasta utilizada em seu computador pelo serviço de armazenamento na nuvem, digite um nome para o novo cofre e clique no botão “Salvar” para criar a subpasta para o cofre dentro da pasta selecionada.

Na etapa seguinte, ele irá solicitar que você crie uma senha para o cofre. Note que essa senha será usada para criptografar os arquivos e se você esquecer a senha do cofre, não será possível recuperar os arquivos.

Quando quiser enviar arquivos criptografados para a nuvem, abra o Cryptomator, selecione o cofre criado e digite a senha do cofre. Ao fazer isso, o cofre será montado como uma unidade virtual em seu computador.

Você pode visualizar e acessar os arquivos do cofre na unidade virtual a partir do Windows Explorer e para criptografar os arquivos ante de enviá-los para a nuvem, basta copiar e colar os arquivos na unidade virtual.

Qualquer arquivo que você copiar para a unidade virtual será automaticamente criptografado e, em seguida sincronizado com a nuvem, onde ele será armazenado criptografado dentro da pasta do cofre que foi criada.

Depois de adicionar os arquivos, abra novamente o Cryptomator e bloqueie o cofre. Ao fazer isso a unidade virtual será desmontada e ninguém mais terá acesso aos arquivos que estão armazenados dentro do cofre.

A única forma de você acessar os arquivos originais descriptografados é abrindo o Cryptomator e digitando a senha do cofre. Ao fazer isso, a unidade virtual será montada e você poderá acessar todos seus arquivos.

Em resumo, Cryptomator é uma boa opção para você criptografar os seus arquivos antes de sincronizá-los com a nuvem. Ele utiliza o algoritmo AES e criptografa tanto o conteúdo, quanto o nome dos seus arquivos.

Download Cryptomator

Publicidade

Comentários:

  1. Sergio, achei interessante mas parece complicado de mexer. No site não tem nenhuma screenshot pra ajudar, nem no manual em pdf (que fucei no site pra achar).

    Responder
    • Eu achei bem simples de usar. Basta ler e seguir as orientações do artigo, está muito bem explicado.

      Responder

Deixe o seu comentário: