Localize arquivos grandes e obsoletos com o JDiskReport

Publicidade

Muitas vezes possuímos arquivos obsoletos no disco rígido, ocupando um espaço que poderia ser liberado para novos arquivos, mas encontrar esses arquivos manualmente não é uma tarefa fácil. JDiskReport é um programa gratuito que analisa o disco rígido e lhe mostra como o espaço no disco rígido está sendo usado.

Como funciona o JDiskReport

O uso do programa é muito simples. Uma vez executado, selecione a unidade de disco ou pasta que deseja analisar e aguarde o JDiskReport concluir a verificação. O tempo total dependerá da quantidade de arquivos.

Uma vez concluída a análise, ele irá exibir um gráfico representando as pastas que ocupam mais espaço no local verificado. Você pode clicar nas pastas para abrir um gráfico com a distribuição dos arquivos da pasta.

Na parte inferior da janela, você pode alternar entre três tipos diferentes de gráficos, assim como exibir uma listagem das pastas ordenados por tamanho. É possível também, ativar a opção para visualizar os arquivos.

Na parte superior da janela ele oferece a lista com os 50 maiores arquivos. Uma característica interessante do JDiskReport é que ele também oferece listas com os 50 arquivos mais recentes e arquivos mais antigos.

Além disso, o programa também oferece alguns gráficos com a distribuição dos arquivos por tamanho, data de modificação, assim como por tipo de arquivo, como por exemplo arquivos exe, zip, rar e assim por diante.

Um ponto negativo do JDiskReport, é que ele não oferece opção para excluir os arquivos, a única opção que ele oferece é de abrir no Windows Explorer, quando você clica com o botão direito em uma pasta ou arquivo.

Principais recursos do JDiskReport

  • Permite localizar arquivos grandes e obsoletos no disco rígido.
  • Mostra a distribuição dos arquivos através de vários gráficos.
  • Permite entender quanto espaço em disco os arquivos usam.
  • Lista os 50 maiores arquivos, mais antigos e os mais recentes.

Como baixar o JDiskReport

Acesse a página de download e baixe o arquivo “Windows 32-bit Installer”, do JDiskReport 1.4.1. Ele oferece também uma versão 2, mas ela ainda está em testes. Em ambos os casos é necessário ter o Java instalado.

Publicidade

Deixe o seu comentário: