Faça anotações e relacione suas ideias com o Obsidian

Publicidade

Os aplicativos de anotações existem há anos, com vários casos de sucesso, como o Evernote, OneNote e muitos outros. Mas agora, existem aplicativos de anotações que vão além, como o Obsidian, um aplicativo gratuito para desktop e celular que oferece uma maneira inteligente de você anotar e relacionar suas ideias.

Você pode utilizar o Obsidian simplesmente para fazer anotações, como em qualquer outro app ou vincular as notas com notas semelhantes para promover uma melhor recuperação e exploração de suas anotações.

Os dados do Obsidian são armazenados em uma pasta local, então você pode acessar as suas notas com qualquer editor de texto e aplicativo Markdown e você pode sincronizá-las usando iCloud, GoogleDrive, etc.

Ele possui os modos de edição e visualização, que você pode alternar no canto superior direito. O primeiro exibe a sintaxe Markdown e o caminho das imagens, já o segundo, oculta o Markdown e exibe as imagens.

Mas o grande diferencial do Obsidian são os backlinks que transformam notas individuais em uma rede de ideias relacionadas. Digite dois colchetes [[ e ele lhe ajudará a encontrar a nota para a qual deseja vincular.

Através da visualização gráfica, você verá a representação gráfica das relações entre suas notas. Passe o mouse sobre uma nota para exibir todas as notas relacionadas em roxo e clique em uma nota para abrí-la.

Você pode estender a funcionalidade do Obsidian através de plugins Atualmente mais de 20 plugins estão disponíveis e, alguns estão habilitados por padrão, como o backlinks, visualização de gráfico e o procurar.

Porém, existem outros plugins que você talvez queira habilitar nas configurações, como o “Notas Diárias”, que você pode usar para anotar seus pensamentos, o que realizou ou o que planeja realizar durante o dia.

Para criar uma lista, digite a sintaxe – [ ] ,em seguida, digite o nome da tarefa e por fim, pressione “Enter” e continue a inserir tarefas. Uma vez feito isso, basta marcar as tarefas concluídas no modo de visualização.

Em resumo, o Obsidian é uma poderosa ferramenta de anotação. Existem muitos outros recursos, como o importador de textos, opção de adicionar notações matemáticas e a incorporação de arquivos entre outros.

Download Obsidian

Publicidade

Deixe o seu comentário: