Verifique arquivos com o VirusTotal Context Menu

Publicidade

VirusTotal Context Menu é um pequeno programa gratuito para Windows que adiciona uma nova opção no menu de contexto para você verificar arquivos suspeitos em seu computador usando mais de 60 antivírus.

A utilização do programa é bastante simples, embora seja necessário que você copie uma chave no site do VirusTotal. Para isso, crie uma conta no VirusTotal, depois clique no ícone do usuário e selecione “Api key”.

Uma vez feito isso, baixe o programa e execute-o para extrair o seu conteúdo para uma pasta. Em seguida, abra o arquivo appsettings.json usando o bloco de notas, cole a chave no campo API key e salve o arquivo.

Por fim, localize o arquivo “VirusTotalContextMenu.exe” na mesma pasta, clique com o botão direito nele e selecione “Executar como administrador” para adicionar a opção de verificar arquivos no menu de contexto.

Pronto, uma vez configurado o programa, quando quiser verificar um arquivo suspeito no VirusTotal, tudo o que você precisará fazer é clicar com o botão direito do mouse no arquivo e selecionar a opção “VT Scan”.

Ele irá abrir uma página do VirusTotal no navegador com o resultado da última verificação. Caso o arquivo nunca tenha sido verificado pelo VirusTotal, o programa fará o upload do arquivo para realizar a verificação.

Em resumo, embora seja um pouco trabalhoso configurar o VirusTotal Context Menu, uma vez configurado ele é bem prático de usar, especialmente para quem analisa regularmente arquivos suspeitos no VirusTotal.

Download VirusTotal Context Menu

Compatível com todas as versões do Windows.

Publicidade

Comentários:

  1. Nossa, considero essencial este recurso para prevenir arquivos suspeitos ou desconhecidos.

    Grato pelo artigo.

    Responder
  2. Ótima dica, Sérgio!

    Utilizo muito o VirusTotal e confesso que tenho muita fé nas análises feita em todos os processos que envio para consulta!

    Com essa dica tudo vai ficar mais fácil daqui por diante.

    Obrigado e que Deus continue abençoando o seu trabalho!

    Um abraço!

    Responder

Deixe o seu comentário: