Como instalar o Windows XP usando um pendrive

Publicidade

Embora o Windows XP esteja ultrapassado e não tenha mais o suporte da Microsoft, em alguns casos ele é a única opção disponível para você rodar programas e dispositivos de hardware específicos no computador.

Portanto, se você precisa instalar o Windows XP em um computador sem drive de CD/DVD, nesse tutorial vamos ensiná-lo a instalar o Windows XP a partir de um pendrive em computadores sem leitor de CD/DVD.

Existem vários programas que prometem criar um pendrive bootável para instalação do Windows XP, porém a maioria deles geram erros como o “NTRDL not found” quando você inicializa o computador pelo pendrive.

Para resolver esse erro existem duas opções, usar o programa WinSetupFromUSB ou Rufus, que diferente de outros programas cria um pendrive inicializável para instalação do Windows XP que realmente funciona.

Opção 1 – Como criar um pendrive de instalação do Windows XP:

1. Baixe o programa WinSetupFromUSB

2. Extraia o arquivo baixado e execute o arquivo WinSetupFromUSB.exe.

3. Selecione a unidade do pendrive e clique na opção “RMPrepUSB” para formatar o pendrive. Selecione a opção “FAT32” e clique em “Preparar o Pen Drive”. Não modifique mais nada. Ao terminar clique em “Sair”.

4. Marque a opção “Windows 2000/XP/2003/Setup” e selecione o CD do XP. Se você possui o arquivo ISO do Windows XP, você pode extraí-lo para uma pasta usando o programa 7-Zip e depois indicar essa pasta.

5. Pressione “GO” para iniciar a criação do pendrive.

6. Quando terminar, inicie o computador a partir do pendrive. Na primeira inicialização, selecione “First part of Windows XP Setup” e depois que o computador reiniciar, selecione “Second part of Windows XP Setup”.

Opção 2 – Como criar um pendrive de instalação do Windows XP:

1. Baixe o programa Rufus, execute o programa e selecione o pendrive no campo “Dispositivo”.

2. Marque a opção “Criar disco bootável com”.

3. Clique no ícone de CD e selecione o arquivo ISO do Windows XP. Se você possui o CD do Windows XP, você pode usar o programa Imgburn para criar o arquivo de imagem ISO a partir do CD de instalação do XP.

4. Em “Tipo de partição”, selecione “Partição MBR para BIOS ou UEFI-CSM”

5. Clique no botão “Iniciar” e aguarde a criação do pendrive inicializável para instalação do Windows XP.

Como fazer a instalação do Windows XP a partir do pendrive:

Uma vez concluído todo o processo de criação do pendrive inicializável para a instalação do Windows XP, troque a ordem de inicialização no setup da BIOS para inicializar o computador através do pendrive (USB).

Para acessar o setup da BIOS, pressione uma tecla durante a primeira tela de inicialização do computador. Essa tecla varia de fabricante para fabricante e pode ser Del, Esc, F1, F2, F8, F10, F11 e F12, entre outras.

Nota: Os computadores e notebooks recentes utilizam HDs SATA, que não são suportados pela instalação do Windows XP. Quando você tenta instalar o XP em um computador com HD SATA, geralmente é exibida uma tela azul durante a instalação, ou então o instalador do Windows XP não consegue identificar seu HD.

Uma forma de resolver esse problema é desabilitar o suporte SATA (AHCI-NCQ) na BIOS do computador, (recurso presente na maioria dos notebooks modernos) ou então, se a BIOS do computador não tem esse recurso, você pode integrar os drivers necessários no disco de instalação do XP, usando o programa NTLite.

Publicidade

Comentários:

  1. Assisti alguns videos e não conseguia instalar o XP no notebook, mas só aqui fui descobrir o motivo (O XP não aceitava o HD Sata).

    Muito obrigado por disponibilizar esse tuto com riquezas de detalhes que nem em vídeos os caras sabem dar! Valeu!!!

    Responder
    • Também estava com esse problema viu.

      Responder
      • nao aceita tem q desativar essa funcao para funcionar

        Responder
  2. Amigo muito obrigado funcionou perfeito aqui!

    Galera pode seguir o passo um, que eu testei vai dar tudo OK.

    Responder
  3. Eu tbm só consegui formatar o notebook de um cliente depois de descobrir que tinha que desabilitar isso na bios. esse note não aceitava sata de jeito nenhum.

    Responder

Deixe o seu comentário: