Verifique arquivos suspeitos com o VT Hash Check

Publicidade

Uma das melhores formas de você confirmar se um arquivo suspeito é seguro ou não, é verificando ele no VirusTotal. Para tornar o envio dos arquivos para o VirusTotal mais fácil, você pode usar o VT Hash Check, um programa gratuito que lhe permite examinar arquivos suspeitos no VirusTotal com apenas dois cliques.

vt_hash_check

Para utilizar o VT Hash Check você precisa ter uma “API Key” do VirusTotal. Para obter essa chave, acesse o site do VirusTotal, clique em “Junte-se a comunidade”, faça um cadastro e pegue sua chave em My API Key.

O VT Hash Check é um programa pequeno e muito simples de usar. Uma vez instalado, ele adiciona uma nova opção no menu de contexto do Windows Explorer, que lhe permite examinar os arquivos no VirusTotal.

Para examinar um arquivo suspeito, tudo o que você precisa fazer é clicar com o botão direito no arquivo e selecionar a opção “Check File Hash”. Na primeira execução do VT Hash Check, ele irá solicitar a “API Key”.

Em seguida, ele consulta a assinatura do arquivo (hash) no banco de dados do VirusTotal. Se o arquivo foi analisado anteriormente, ele exibe o último resultado, caso contrário ele envia o arquivo para ser analisado.

Em ambos os casos, ele exibe no final uma janela com o resultado da verificação, onde você pode ver, por exemplo, quais antivírus detectaram o arquivo como uma ameaça e ver o resultado completo no VirusTotal.

Por fim, outra característica interessante do VT Hash Check é que ele suporta linha de comando, de modo que os usuários mais avançados podem utilizar a ferramenta através do Prompt de Comando do Windows.

Em resumo, VT Hash Check oferece uma forma simples e prática de você examinar arquivos suspeitos no VirusTotal. Embora a necessidade de uma API Key seja um incômodo, não leva nem 3 minutos obter uma.

Download VT Hash Check

Publicidade

Deixe o seu comentário: