Organize melhor suas ideias com o FreeMind

Publicidade

O mapa mental é um tipo de diagrama que lhe ajuda a organizar ideias. Ele conecta informações em torno de uma ideia central e pode ser utilizado na solução de problemas, como ferramenta de brainstorming, etc.

Uma ótima ferramenta para criação de mapas mentais é o FreeMind, um programa gratuito que ajuda você a criar mapas mentais para registrar, visualizar e planejar suas ideias, pensamentos, estratégias e projetos.

freemind

A criação de um mapa mental é bastante simples. Eles começam com uma ideia central. A partir dela vão surgindo galhos (nós filhos) com as ideias relacionados e as ramificações, com o detalhamento das ideias.

Para tornar a apresentação do mapa mental mais atraente, você pode formatar os nós. Você pode usar os estilos predefinidos ou selecionar manualmente a cor dos nós, bordas, tipo de fonte, cor, tamanho e outros.

Além disso, é possível adicionar ícones para sinalizar as informações dos nós. O programa oferece ícones para sinalizar a prioridade de um nó, uma ideia, ajuda, atenção, informação, sinal verde e assim por diante.

O programa oferece diversos outros recursos interessantes. Você pode adicionar atributos, notas, nuvens e imagens, anexar arquivos locais, ligar nós através de links gráficos, inserir nós criptografados e muito mais.

Por fim é possível exportar os mapas mentais em uma variedade de formatos diferentes, incluindo o HTML, XHTML, PDF, XLST, como imagem nos formatos PNG e JPG, assim como documento do OpenOffice Writer.

Em resumo, FreeMind é uma excelente opção gratuita para a criação de mapas mentais. O programa está disponível para Windows, Linux e Mac. Porém, é necessário ter o Java instalado no computador para usá-lo.

Download FreeMind para Windows

Download FreeMind para Linux e Mac

Publicidade

Comentários:

  1. Tem algum programa assim gratuito, focado em redes (aqueles para sistema gráficos de redes)?

    Responder
    • Focado apenas em rede eu não conheço, mas o Dia permite criar diagramas de rede.

      Responder

Deixe o seu comentário: