Organize as janelas abertas com o WindowGrid

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Área de trabalho, Softwares, Utilitário.
Publicidade

O Windows 10 oferece um recurso que permite que você arraste as janelas para as bordas para colocá-las lado a lado na tela, mas o único problema é que essa opção permitir dividir a tela apenas em duas colunas.

Para contornar essa limitação, você pode usar programas como o WindowGrid, um programa gratuito para Windows que lhe permite criar uma grade personalizada para colocar múltiplas janelas lado a lado na tela.

Publicidade

Para usar o WindowGrid você precisa configurá-lo primeiro. Uma vez executado, clique com o botão direito em seu ícone na bandeja do sistema e selecione a opção "Settings" para acessar a janela de configuração.

Na janela de configuração você pode criar a grade personalizada na opção "Grid". Por padrão, ele usa uma grade de 12 colunas por 6 linhas, porém, você pode criar uma grade com quantas colunas e linhas desejar.

Você também pode configurar as teclas de atalho na seção "Input". Por padrão, ele usa a tecla Espaço e o botão direito do mouse para redimensionar as janelas e a tecla Ctrl e botão do meio para mover as janelas.

Uma vez configurado, você pode começar a usar o WindowGrid. Primeiro, clique com o botão esquerdo do mouse no título da janela, segure-o e use as teclas de atalho para mover ou redimensionar a janela na tela.

Ao fazer isso a grade será exibida para você posicionar a janela. Se você quer apenas mover a janela para outro local da tela, basta pressionar a tecla "Ctrl" esquerda ou o botão do meio e mover a janela pela grade.

Por outro lado, se deseja redimensionar a janela para encaixá-la na grade, pressione a tecla "Espaço" ou o botão direito do mouse e solte-o em seguida e por último, arraste a janela pela grade para redimensioná-la.

Em resumo, WindowGrid é uma excelente opção para organizar as janelas abertas na tela. Ele lhe ajuda a fazer melhor uso do espaço disponível ma tela, especialmente se você tem um monitor widescreen grande.

Download WindowGrid

Compatível com todas as versões do Windows.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

1 comentário

  • Testei a versão portátil do programinha. Muito interessante a proposta para organizar as janelas do Windows.

    Grato pela dica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *