Antes de formatar o disco rígido do computador para fazer uma nova instalação do Windows, é importante que você faça o backup dos seus arquivos pessoais, para que você possa restaurá-los após a formatação.
Porém, você sabe quais arquivos deve salvar no backup? Nesse artigo vamos tentar lhe mostrar quais são os arquivos que você deve colocar no backup antes de formatar e reinstalar o Windows em seu computador.
1. Fazer o backup da sua pasta de usuário
A pasta do seu usuário no Windows é onde está armazenado a maioria de seus arquivos, como as pastas Download, Documentos, Imagens, Vídeos e Músicas. Você pode fazer um backup da sua pasta de usuário através de “C:\Users\” ou “C:\Usuários”, usar o backup do Windows ou um programa como o ShadowCopy.
2. Salvar a lista de programas instalados
Outra coisa que você deve fazer antes de formatar o seu computador é salvar uma lista com os programas instalados em seu computador, para que você saiba quais programas instalar após fazer a reinstalação do Windows. Para aprender a criar a lista dos programas instalados em seu computador, clique no link abaixo.
Veja: Como criar uma lista dos programas instalados no computador
Embora os navegadores modernos, como por exemplo o Google Chrome e Firefox possuam uma opção de sincronização com a nuvem, você também pode fazer um backup local dos favoritos dos seus navegadores.
Veja: Como fazer o backup do favoritos do navegador
4. Fazer o backup dos drivers
Fazer o backup dos drivers de hardware do seu computador pode facilitar a sua vida quando você terminar de instalar o Windows, uma vez que você pode restaurar os drivers após instalar o Windows. Isso elimina a necessidade de ficar usando CDs de instalação de drivers desatualizados e de procurar drivers na internet.
Veja: Como fazer o backup dos drivers de hardware do PC
5. Salvar o número serial do Windows, Office e outros programas
Outra coisa que você não pode esquecer de fazer antes de formatar o disco rígido é salvar o número serial (chave de produto) do Windows instalado em seu computador, uma vez que você precisará dela para ativar o Windows depois de formatar o disco rígido e fazer uma nova instalação do Windows em seu computador.
Veja: Como descobrir o número serial do Windows e outros programas
6. Salvar a senha das redes Wi-Fi que você usa.
Se você usa várias redes Wi-Fi, você também pode fazer o backup das senhas das redes Wi-Fi que você utilizou em seu computador, para que você possa reconectá-las depois de reinstalar o sistema operacional.
Veja: Como recuperar as senhas Wi-Fi do computador
7. Salvar os arquivos quando o Windows não inicia
Se você vai formatar o disco rígido do computador porque o Windows não está iniciando, você pode fazer o backup dos arquivos usando um disco de boot, que permite inicializar o computador de forma independente do Windows, para que você possa ter acesso ao disco rígido do seu computador para salvar seus arquivos.
Veja: Como fazer o backup dos arquivos quando o Windows não inicia
Por último, esse é apenas um guia básico de backup. Pode ser que você precise salvar outros arquivos em seu computador. Se você lembrar de outros arquivos importantes, por favor, ajude-nos a completar o artigo.

Sou o criador dos sites SoftDownload, TopFreewares e SuperTutoriais. Trabalho com tecnologia há 20 anos e criei esse site para ajudar as pessoas a resolverem problemas e para apresentar opções gratuitas para você usar em seu computador e no smartphone. Espero que ele seja útil para todos.
Instagram @sergiopjf.
Dicas matadoras. Top.
Faltou o que o pessoal mais esquece, backup dos contatos e email.
Sim, mas isso é necessário apenas para quem usa um programa desktop de email, como o Windows Live Mail, Outlook e ThunderBird. Quem usa webmails, como o Gmail, Yahoo e Outlook.com não precisam se preocupar com isso.
Além disso, todos os três programas de email (Thunderbird, Outlook e Windows Live Mail) salvam os emails e contatos na pasta “AppData”. Então se você fez o backup da sua pasta de usuário no passo 1, você também fez o backup dos seus emails.
Como fazer backups pelo CMD ou prompt comando, do disco HD interno. Qual é o procidemnedlnto?
Você pode usar o comando robocopy, mas a forma mais simples é copiando e colando no Explorador de Arquivos (Windows Explorer) ou usando programas com o ShadowCopy e Gotcha Backup.
https://www.softdownload.com.br/como-fazer-backup-de-arquivos-robocopy-windows.html
Os programas como pacote ofice, e outros aplicativos serão salvos nesses procedimentos?
Não. Como mencionado no artigo, você deve salvar a lista de programas para depois saber quais programas precisam ser reinstalados.
Obrigado por compartilhar estas dicas importantes!
No caso do cliente não querer passar a senha de acesso do windows (do notebook) e querer o backup, programas iguais, existe algum recurso?
Preciso formatar e entregar a máquina 100%, porém sem acessar a mesma.
Meu computador não passava da “tela preta f1” e mostrava ‘NO IDE MASTER HDD DEVICE’ pedi ajuda de algumas pessoas que disseram que formatar é o único jeito porém tenho arquivos muito importantes no outro PC então usei o Ubuntu com pendrive bootável com o linux desse tutorial, acessei e já recuperei fotos, vídeos e documentos. Mas como faço para salvar também os drivers e programas que tinha, sem precisar baixar qualquer outra coisa antes e depois da formatação que vou fazer?
Tem como eu executar os programas e o Windows novamente após a formatação apenas salvando as pastas e arquivos pelo Ubuntu?
Não, o objetivo do tutorial é ajudá-la a salvar tudo o que é importante no computador, mas o Windows e os programas você terá que reinstalar.
Muito obrigado pelas dicas!
Muito bom esse artigo. Porem um uso mais frequente é quando seu computador nao inicializa mais o Windows, nem com os processos de recuperação do SO. Nesse caso, o usuario tem a opção de tirar o HD e conectar via interface USB o HD em outro micro, como um drive externo, se o HD ainda estiver funcionando e legivel. Nessa situação com o SO a ter informações a ser resgatada como Drive E:\ ou semelhante, as dicas acima ainda funcionariam?
Algumas sim, outras não, uma vez que dependem da instalação de programas na máquina de origem.