Entenda os comandos do Linux com o Explain Shell

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Internet.
Publicidade

Geralmente, quando precisamos fazer algo no Linux, pesquisamos na internet e executamos os comandos com uma série de parâmetros, sem entender realmente o que cada um dos comandos e parâmetros faz.

Se você quer entender os comandos que executa na linha de comando do Linux, você pode usar o Explain Shell, um serviço online gratuito que ajuda você a entender todos os comandos que você executa no Linux.

Entenda os comandos do Linux com o ExplainShell

Publicidade

Basicamente, o que o Explain Shell faz é detalhar os parâmetros do comando digitado e lhe mostrar o que cada um faz. Então, se você não sabe o que um comando faz, você pode descobrir usando o Explain Shell.

Explain Shell é muito simples de usar, tudo que você precisa fazer é colar ou digitar o comando com todos os seus argumentos no campo de busca no site do Explain Shell e clicar em "Explain" ou pressionar Enter.

Em seguida, ele irá pesquisar o comando em seu banco de dados e irá dividi-lo em partes. Cada elemento do comando é detalhado separadamente, para que você possa realmente entender o que ele está fazendo.

Parando o cursor do mouse sobre o elemento, ele é destacado e clicando no comando, ele exibe todos os argumentos que podem ser usados, com informações detalhadas sobre o que cada argumento pode fazer.

As informações são retiradas do repositório de manpages do Ubuntu e, embora seja possível usar o "man" para ver os comandos, o Explain Shell é mais simples e exibe apenas os argumentos usados no comando.

Em resumo, o ExplainShell é um serviço online que pode ser muito útil para usuários de todos os níveis de experiência. Com ele, você pode entender de forma didática o que os comandos e seus parâmetros fazem.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *