Deixe o Windows 10 e 11 mais rápido com o QuickBoost

Publicidade

Tanto o Windows 10 quanto o Windows 11, possuem recursos que são desnecessários para a maioria dos usuários e desabilitar esses recursos pode melhorar significativamente o desempenho do seu computador.

Porém, desativar esses recursos manualmente, não é uma tarefa fácil. Quick Boost é um programa gratuito que realiza uma série de ajustes no sistema para melhorar o desempenho do Windows em seu computador.

Como funciona o QuickBoost

QuickBoost é um programa portátil simples de usar. Porém, antes de usá-lo, é recomendável criar um ponto de restauração do sistema, para que você possa restaurar o sistema, caso não goste das alterações feitas.

Após criar o ponto de restauração, execute o QuickBoost como administrador e na guia “General” você verá vários ajustes. A primeira seção melhora a responsividade do sistema e a segunda melhora o desempenho.

Por exemplo, na primeira seção, você pode desabilitar a telemetria de inicialização para reduzir o tempo de inicialização, instalar o serviço de resolução do temporizador para reduzir o atraso de entrada, entre outros.

Na segunda seção você pode desativar serviços do sistema desnecessários para reduzir o uso de recursos pelo sistema (116 serviços desativados), remover aplicativos pré-instalados do sistema, e assim por diante.

Você pode executar todos os ajustes, clique na opção “Apply All Tweaks”. Uma tela do Prompt de Comando será aberta e você precisará fazer algumas interações, quando solicitado, e no final reiniciar o computador.

Na guia “Advanced” é possível fazer ajustes no uso da memória pelo sistema, desativar o Power Throttling, que limita a quantidade de bateria que os aplicativos em segundo plano podem utilizar, entre outras opções.

O QuickBoost também permite que você libere espaço em disco a partir da guia “Cleanup”. Aqui você pode limpar os arquivos temporários do sistema, limpar arquivos de log e usar a ferramenta de limpeza de disco.

Por fim, na guia “Downloads” você pode baixar alguns programas recomendados e na guia “Windows”, você pode ajustar algumas opções, como exibir os arquivos ocultos, exibir a extensão dos arquivos, entre outros.

Principais características do QuickBoost

  • Desativa a telemetria e a coleta de dados.
  • Desativa tarefas agendadas e remove bloatwares.
  • Desativa serviços desnecessários do sistema.
  • Ajusta o desempenho e o uso de memória.
  • Limpa os arquivos temporários do sistema.

Considerações finais

No geral, QuickBoost pode realmente melhorar o desempenho do Windows. Porém, faltam informações no programa do que cada opção faz, a única forma de encontrar mais detalhes é através da página do projeto.

Como baixar o QuickBoost

Acesse a página de lançamento do QuickBoost no GitHub e baixe o arquivo QuickBoost.exe.

Publicidade

Deixe o seu comentário: