Como testar programas com segurança no Windows 10

Publicidade

O Windows 10 tem um recurso, a partir da versão 1903, chamado sandbox, que permite que você execute programas em uma “área isolada” do sistema operacional que evita que o PC seja infectado por malwares.

Requisitos:

Antes de começar, é importante notar que o recurso sandbox está disponível apenas no Windows 10 Pro e Enterprise, embora seja possível também, instalá-lo, não oficialmente, nas outras versões do Windows 10.

Além disso, é necessário ter pelo menos 4GB de memória RAM e 1GB de espaço livre no disco rígido, um processador com pelo menos 2 núcleos e ter o recurso de “capacidade de virtualização” habilitado na BIOS.

Como habilitar o sandbox no Windows 10:

1. Pressione Win+R para abrir a caixa executar, digite winver e pressione Enter. Na janela aberta, verifique se você tem a versão 1903 ou superior. Caso contrário, abra o Windows Update para atualizar o Windows.

2. Abra o Prompt de comando e digite o comando systeminfo.exe. Na seção “Requisitos do Hyper-V”, se a “Virtualização Habilitada no Firmware” estiver com um “Sim” você poderá usar o Sandbox do Windows 10.

Nota: Caso o recurso não esteja ativo, você pode tentar habilitá-lo no setup da BIOS do seu computador.

3. Em seguida, abra o menu Iniciar, pesquise por “recursos do windows”, abra a opção “Ativar ou Desativar Recursos do Windows” e marque a opção “Área restrita do Windows” para iniciar a instalação do sandbox.

Como usar o sandbox para testar programas:

1. Abra o menu Iniciar, pesquise por sandbox e abra o Windows Sandbox.

2. Uma vez iniciado o ambiente virtual, clique com o botão direito no programa que deseja instalar, copie o arquivo e cole dentro do ambiente virtual. Você também pode usar o navegador Edge para baixar o arquivo.

3. Em seguida, clique duas vezes no arquivo de instalação do programa no ambiente virtual para instalar o programa e por último, execute o programa instalado, para testá-lo de maneira segura em seu computador.

4. Quando terminar de experimentar o programa, basta fechar a janela da “Área restrita” e todo o conteúdo, assim como todas as alterações feitas dentro da sandbox serão descartadas e excluídas permanentemente.

Publicidade

Comentários:

  1. Muito bom o artigo. Muito obrigado.

    Responder
  2. Excelente Dica!! Um Sandbox nativo!

    Responder

Deixe o seu comentário: