Como sincronizar qualquer pasta com o OneDrive

Publicidade

O OneDrive é uma excelente opção para fazer o backup de arquivos na nuvem, mas ele sincroniza apenas uma pasta no computador e com isso, você precisa copiar os arquivos para essa pasta para sincronizá-los.

Entretanto existe um truque que permite sincronizar qualquer pasta do computador com o OneDrive. Nesse tutorial vamos lhe mostrar como você pode sincronizar qualquer pasta do seu computador com o OneDrive.

1. Para começar localize a pasta do OneDrive em seu computador. Por padrão, a pasta é criada dentro da pasta de sua conta de usuário no Windows. Algo parecido com C:\Users\NomeDoSeuUsuario\OneDrive.

Nota: Outra forma de localizar a pasta padrão do OneDrive é abrir a caixa Executar pressionando Win+R e, em seguida, copiar o caminho %UserProfile%\OneDrive e colar na caixa do Executar e pressionar “Enter”.

2. Uma vez identificada a pasta do OneDrive, vamos usar links simbólicos para adicionar outras pastas na sincronização. Abra o Prompt de Comando e digite o comando abaixo substituindo o que está em vermelho.

Opção 1

mklink /j "C:\Users\NomeDoSeuUsuario\OneDrive\NomedaPasta" "C:\NomedaPasta"

Opção 2

mklink /j "%UserProfile%\OneDrive\NomedaPasta" "C:\NomedaPasta"

É necessário incluir o nome da pasta que deseja sincronizar no final do caminho da pasta do OneDrive. Por exemplo, para sincronizar a pasta C:\SoftDownload, você deve colocar “SoftDownload” no final do caminho.

3. O link simbólico funciona como um tipo diferente de atalho na pasta do OneDrive. Com isso, os arquivos dessa pasta vinculada serão sincronizados normalmente como se estivessem dentro da pasta do OneDrive.

Nota: Para remover a pasta da sincronização, basta excluir o atalho da pasta criado na pasta do OneDrive.

Publicidade

Comentários:

  1. Eita, pleura. Maravilha, vou testar assim que possível.

    Responder
  2. Muito bom. Estava justamente estudando o mklink para resolver um problema desse no Onedrive, mas acredito que a opção correta para link simbólico seja “/D” e não “/J” como está na descrição. A opção “/J” cria uma Junção de diretório. Só não sei ainda se o resultado é o mesmo. Se alguém puder explicar a diferença, agradeço.

    Responder
    • Complementando meu comentário anterior, pelo que andei lendo a Junção de diretório é um tipo de link simbólico, apesar de existir outro tipo de link simbólico com o nome “Link simbólico” especificamente. Isto causou minha confusão, portanto o artigo está certo em chamar a Junção de diretório de link simbólico. Agora entendi porque utilizar “/J”. Artigo muito bom.

      Responder
  3. É possível fazer o mesmo com pasta de rede? Por exemplo, posso associar o conteúdo na localização \\srv01\pasta1\ para sincronização no Onedrive?

    Responder
      • :-(
        “Local volumes are required to complete the operation.”

        Responder
      • Olá! Estou com o mesmo problema do Jorge Pessoa:
        “Os volumes locais são necessários para concluir a operação.”
        Alguma ideia…?

        Responder
        • Esse erro acontece quando você está usando uma unidade de rede mapeada. Você deve usar apenas unidades de disco locais.

          Responder
    • Se você mapear a unidade com uma letra (x:\ por exemplo) e atribuir o caminho com letra ao comando, vai funcionar.
      Ex:
      Net use x: \\srv1
      Mklink /j %UserProfile%\OneDrive\pasta x:\pasta

      Responder
  4. Alguém conhece algum truque que possibilite juntar uma pasta de rede ao onedrive?

    Responder
    • Use o comando mklink /d em vez de mklink /j e abra o Prompt de Comando como administrador que você deve conseguir.

      Responder
  5. Muito bom!! Consigo fazer isso com o HD externo? Em qual pasta devo salvar os arquivos, na pasta HD Externo ou na pasta/link? A intenção é deixar o link só com os atalhos(docto não disponível no computador, somente em nuvem) e disponível apenas no HD Externo.

    Responder
    • Sim, é posível, basta você apontar a segunda pasta para o HD externo.

      Não faz diferença você colocar os arquivos no link ou na pasta do HD externo, uma vez que se você clicar no link ele irá abrir a pasta no HD externo.

      Responder
  6. Sérgio, estou tentando usar o Mklink /J para que os dados do iCloud Drive que são armazenados nativamente no C (é impossível escolher local diferente para seu armazenamento) sejam direcionados para o D que tem espaço superior para recebê-los. Já consultei diversos sites e minha dúvida é se usando o Mklink /J terei os arquivos armazenados no D, tendo no C apenas o link ou se os arquivos estarão em duplicidade no C e no D. Obrigado.

    Responder
    • Não estarão duplicados, eles existirão apenas na unidade D, o que ficará na unidade C será um atalho.

      Responder
  7. Achei legal, mas fiz um teste aqui, ele não fica sincronizando em tempo real os links, como as outras pastas que já tem no onde drive, fica como se tivesse sincronizando mas não sincroniza, somente pausando a sincronização e voltando. Alguém saberia me dizer o pq?estou usando no windows 7 e esta na ultima versão do one drive. Obrigado.

    Responder
    • Estou com mesmo problema, está para sincronizar, mas não sincroniza.

      Responder
      • Existe uma solução, inverter a ordem das pastas no comando:

        Use o comando assim:

        mklink /j “C:\NomedaPasta” “C:\Users\NomeDoSeuUsuario\OneDrive\NomedaPasta”

        Lembrando que nesse caso, a pasta C:\NomedaPasta não pode existir no momento da criação do atalho, caso contrário o comando não será executado.

        Então, se ela existir, o que você pode fazer é renomear essa pasta, executar o comando, (a pasta será criada novamente) e então, você copia os arquivos que estão na pasta renomeada para a nova pasta criada.

        Uma vez feito isso, a sincronização deve funcionar sem problemas. Todos os arquivos que você colocar nessa pasta serão sincronizados instantaneamente com o OneDrive.

        PS: Em breve vou atualizar o artigo com essas informações.

        Responder
        • Opa Sergio!
          Por acaso você chegou criar um artigo ensinando esse outro método para que os arquivos seja sincronizado instantaneamente ?

          Responder
          • Não, mas seguindo as instruções que coloquei na resposta você consegue configurar.

        • Nesse caso eu tenho que fazer os dois comandos ou apenas o comando invertido? E no caso da pasta que eu queira fazer o backup no onedrive seja de um servidor físico (diretório x) eu devo usar j ou d?

          Responder
          • Apenas o invertido.

            Usando o d eu acredito que funcione.

  8. Obrigado Sérgio fiz o procedimento e deu certo!
    Uma dúvida nesse método de link ao contrário os arquivos ficam duplicados consumindo seu tamanho no armazenamento duas vezes ?
    Pois ao buscar um arquivo na pesquisa do Windows ele mostra os dois mesmos arquivos sendo um no local da pasta criada como link e na pasta raiz do onedrive!
    Não consegui tirar a prova pois tenho pouco arquivo para conseguir ver se ele consume em dobro, por isso fiquei com essa duvida na cabeça.

    Responder
    • Fiz um teste aqui e ao fazer uma pesquisa no Windows, foram exibidos apenas os arquivos da pasta do OneDrive.

      Um teste rápido que você pode fazer para descobrir se fez tudo certo é colocar as pastas lado a lado e editar o nome de um arquivo na pasta de origem. Ao fazer isso, você deverá a mudança do nome do arquivo imediatamente na pasta do OneDrive.

      Responder
  9. Muito bom artigo. Experimentei e deu certo. Resolveu o meu problema. Obrigado.

    Responder
  10. Boa noite, Sergio.
    Para acessar o CMD, conforme figura 4, para criar essa sincronização precisa clicar como ADMINISTRADOR?
    Na foto do exemplo não está como ADMINISTRADOR.
    Pois fiz ontem e até agora não mostra que está SINCRONIZANDO.
    Entrar como ADMINISTRADOR faz diferença?

    Responder
  11. Show de bola! Obg!

    Responder

Deixe o seu comentário: