Como monitorar o hardware do PC a partir do celular

Publicidade

Existem vários programas que permitem que você monitore a temperatura do PC e de outros componentes de hardware. Entretanto, também é possível monitorar seu computador remotamente. Nesse tutorial vamos lhe mostrar como monitorar o hardware do seu computador remotamente usando seu smartphone Android.

Como configurar o computador:

No computador, nós vamos utilizar o Trigone, um programa para o Windows que permite que você monitore em tempo real o hardware do seu computador e visualize as informações remotamente a partir do telefone.

1. Baixe o Trigone e instale-o em seu computador.

2. Uma vez instalado, abra o programa e ele solicitará que você crie uma senha para restringir o acesso a conexão. Note que essa senha será exigida para estabelecer a conexão do smartphone com o computador.

3. Em seguida certifique-se que o servidor está ativo. Verifique na guia “Server” se o botão no canto inferior esquerdo da tela está com “Stop server” ou “Start server”. Caso esteja exibindo “Stop server” ele está ativo.

Como configurar o smartphone:

1. Para começar, instale o aplicativo Remote System Monitor em seu smartphone Android.

2. Abra o aplicativo no telefone. Se o smartphone e o PC estiverem conectados a mesma rede Wi-Fi, você deverá ver seu computador na lista de servidores. Toque nele e digite a senha para estabelecer a conexão.

Nota: Por padrão, o acesso remoto é feito através da rede Wi-Fi local, porém, se você sabe como fazer um redirecionamento de portas no roteador, você pode acessar as informações do PC a partir de qualquer local.

3. Uma vez conectado, ele exibirá todas as informações coletadas em tempo real do seu computador, como os processos em execução e informações de uso da CPU, memória, placa de vídeo, rede, disco rígido, etc.

4. A partir da opção “Graphs” na parte superior da tela você pode ver gráficos com as informações coletadas do computador em tempo real. Clicando em um gráfico você pode ver os detalhes do gráfico em tela cheia.

Publicidade

Deixe o seu comentário: