Como instalar programas em lote no Windows 10 e 11

Publicidade

Após instalar o Windows em um novo computador ou utilizar o recurso de restauração do PC disponível nas configurações do Windows, é necessário instalar todos os programas que utilizamos diariamente em nosso computador. No entanto, instalar os aplicativos individualmente pode ser uma tarefa trabalhosa e demorada.

Felizmente, nas versões recentes do Windows, como o Windows 10 e o Windows 11, é possível automatizar esse processo, facilitando a instalação de todos os programas que precisamos com apenas alguns cliques. Neste tutorial mostraremos duas formas de instalar aplicativos em massa no Windows 10 e no Windows 11.

Como instalar aplicativos em lote no Windows 10 e 11

Como instalar programas em massa no Windows 10 e 11 com o Dev Home

O Dev Home é um aplicativo disponível no Windows 10 e 11 voltado para desenvolvedores, porém, qualquer usuário pode tirar proveito de suas funcionalidades para instalar aplicativos em lote de forma praticamente automatizada. Veja como instalar múltiplos aplicativos no Windows 10 e 11, usando o aplicativo Dev Home.

1. Abra o menu iniciar, pesquise por “Página Inicial de Desenvolvimento” ou “Dev Home” e abra o aplicativo.

2. Clique em “Configurações do computador” no menu lateral.

3. Role para baixo até a seção “Etapas rápidas” e clique na opção “Instalar aplicativos.

4. Use o campo de pesquisa para encontrar os aplicativos que deseja instalar.

5. Clique no botão (+) do aplicativo para adicioná-lo a lista de instalação.

6. Os aplicativos adicionados serão exibidos no lado direito da janela, na lista “Aplicativos a serem instalados”. Clique no botão “Avançar”para continuar.

7. Marque a opção “Concordo e desejo continuar”, no canto inferior esquerdo, e clique no botão “Configurar” para realizar a instalação automática dos programas adicionados na lista de aplicativos a serem instalados.

8. Você também pode clicar no botão “Gerar Arquivo de Configuração”, no canto superior direito, para baixar um arquivo que pode ser executado com o Winget para instalar todos os aplicativos por meio do Prompt de Comando. Isso pode ser útil para instalar os aplicativos em outros PCs sem refazer todos os passos acima.

Como instalar programas em massa no Windows 10 e 11 com o Winget

A Microsoft possui um gerenciador de pacotes, chamado “Winget”, que permite que você instale aplicativos no Windows 11 e 10 usando a linha de comando, sem precisar baixar e instalar os aplicativos manualmente.

Embora seja bem simples utilizar o winget para instalar um aplicativo, quando você precisa baixar e instalar vários programas, o comando pode se tornar um pouco mais complexo. Por isso utilizaremos um aplicativo online que cria esse comando para nós, simplesmente selecionando os aplicativos que desejamos instalar.

O winstall é um aplicativo online que permite que você selecione os aplicativos que deseja instalar e gera um script que você pode executar para instalar aplicativos em massa no Windows 11 ou 10 utilizando o Winget.

1. Acesse o site do Winstall e clique no botão “Apps” no canto superior direito.

2. Use a caixa pesquisa para encontrar os aplicativos que deseja instalar.

3. Clique no botão (+) do aplicativo para selecioná-lo para instalação.

4. Ao terminar de selecionar os aplicativos, clique no botão” Generate script” no canto inferior direito.

5. Clique no botão “Copy to Clipboard” para copiar o comando. Se for usar o comando em outras máquinas, você pode baixar um arquivo de lote .bat ou um arquivo formato .ps1 para executá-lo através do PowerShell.

6. Clique com o botão direito no menu iniciar e selecione a opção (Terminal (Administrador).

7. No Terminal, pressione Ctrl+ V para colar o comando ou clique com o botão direito do mouse.

8. Pressione “Enter” para executar o comando. Uma vez feito isso, os aplicativos escolhidos serão baixados e instalados automaticamente em seu computador desktop ou notebook com Windows 10, ou Windows 11.

Nota: Os usuários avançados podem clicar em “Advanced Options” antes do passo 6 para ativar a instalação interativa ou silenciosa, escopo de instalação (máquina ou usuário), adicionar argumentos, definir a pasta da instalação em seu computador, fornecer argumentos personalizados para o instalador, entre outras opções.

Publicidade

Deixe o seu comentário: