Como instalar o ChromeOS em um notebook antigo

Publicidade

Se você possui um notebook antigo que não está usando mais porque ele é muito lento, você pode instalar o ChromeOS nele para dar uma vida nova para o notebook e usá-lo para navegar na web, usar aplicativos, etc.

O Chrome OS é um sistema operacional projetado para os laptops do Google (Chromebooks), que possuem especificações de hardware mais modestas. Isso o torna uma boa opção para revitalizar notebooks antigos.

Ele foi projetado para tarefas do dia a dia, como navegação na web, envio de e-mails e uso de aplicativos da web. A versão do Chrome OS para computadores (ChromeOS Flex) não oferece suporte a Google Play Store.

Como instalar o ChromeOS Flex em um notebook antigo

1. Em um computador Windows instale a extensão “Utilitário de recuperação do Chromebook” no navegador Google Chrome. Para isso, basta acessar a página da extensão e clicar no botão “Usar no Chrome” e depois em “Adicionar a extensão”. Você deve estar logado em sua conta Google no Chrome para fazer a instalação.

2. Clique no ícone do “Utilitário de recuperação do Chromebook” no menu de extensões do Chrome (ícone de chave de boca). Se não estiver vendo ele, clique no ícone de quebra-cabeças para abrir o menu de extensões.

3. Ele iniciará um passo a passo para a criação da mídia de instalação do Chrome OS. Note que você precisa de um pendrive ou cartão SD de 8 GB, ou mais, que possa ter seu conteúdo apagado para a criação da mídia.

4. Conecte o pendrive no computador e clique em “Vamos começar”.

5. Na tela seguinte, ele solicitará que você “identifique o modelo do seu Chromebook”. Clique em “Selecionar um modelo na lista e escolha a opção “Google Chrome OS Flex” e “Chrome OS Flex” e clique em “Continuar”.

6. Em seguida, você precisa selecionar o pendrive que deseja usar para criar a mídia de instalação. Clique na caixa de seleção e selecione o pendrive que conectou anteriormente no computador e clique em “Continuar”.

7. Por último, clique no botão “Criar agora” para criar a mídia de instalação do ChromeOS no pendrive. Ele irá baixar o sistema operacional ChromeOS e gravar os arquivos necessários para instalação em seu pendrive.

8. Uma vez terminado, conecte o pendrive em sue PC ou notebook antigo e inicie-o a partir do pendrive. Para fazer isso, pode ser necessário alterar a ordem de inicialização do PC na BIOS. Como cada fabricante possui uma configuração diferente, eu recomendo que você pesquise: “Como iniciar o computador Y pelo pendrive”.

9. Espere seu computador antigo iniciar o ChromeOS pelo pendrive. Como ele está iniciando o ChromeOS a partir do pendrive, esse processo pode demorar alguns minutos para ser concluído. Seja paciente e aguarde.

10. Uma vez iniciado, escolha o idioma “Português do Brasil” e o layout do seu teclado. Na tela seguinte, ele oferece opção de instalar o ChromeOS no computador ou testar o sistema operacional direto do pendrive.

11. Para realizar a instalação do ChromeOS em seu computador antigo, basta selecionar a opção “Instalar o ChromeOS Flex”, clicar em “Próxima” e seguir as orientações na tela pra concluir a instalação no computador.

Note que embora seja possível instalar o ChromeOS em uma grande variedade de computadores, é possível que ele seja incompatível com o hardware do seu computador. Isso pode limitar o seu funcionamento, como, por exemplo, placa de rede Wi-Fi ou placa de áudio incompatível, ou impeça a instalação, como processador incompatível. Você pode verificar informações sobre compatibilidade na página de ajuda do ChromeOS Flex.

Publicidade