Como editar um documento PDF no computador

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Tutoriais.
Publicidade

Às vezes você pode precisar fazer uma edição em um documento PDF, como por exemplo para corrigir um erro ou atualizar uma informação e não possui mais o arquivo PDF original para fazer as alterações. Nesse artigo vamos lhe mostrar três ferramentas gratuitas para editar facilmente documentos PDF no computador.

Publicidade

Opção 1 - LibreOffice Draw

LibreOffice Draw faz parte do Libre Office, um conjunto de programas de escritório que oferece alternativas para os programas do Microsoft Office como o Word, Excel e o Power Point. Porém, ele também oferece o Draw, que embora seja um programa de criação de diagramas, também permite a edição de arquivos PDF.

1. Baixe e instale o Libre Office em seu computador e uma vez terminado, abra o LibreOffice Draw.

2. Em seguida, clique no menu "Arquivo > Abrir" e selecione o arquivo PDF que deseja editar.

3. Uma vez carregado ele será aberto para edição. Você pode fazer qualquer alteração no documento PDF, como adicionar e remover imagens e texto, alterar tipo e tamanho da fonte, alinhamento, espaçamento, etc.

4. Quando terminar de fazer as modificações desejadas no documento, clique no menu "Arquivo > Exportar como PDF", para salvar o arquivo em formato PDF com todas as modificações que você fez no documento.

Opção 2 - PDF Pro

Se você não quer instalar programas em seu computador, você pode experimentar uma opção online como o PDF Pro, que embora não ofereça tantos recursos, permite que você faça pequenas edições em arquivos PDF diretamente do seu navegador, como por exemplo apagar e adicionar informações no documento PDF.

1. Acesse o site do PDF Pro e faça o envio do arquivo PDF que deseja editar.

2. Uma vez terminado o upload, clique na opção "Open PDF > Edit" para abrir o arquivo PDF para edição.

3. Para remover um texto, selecione a ferramenta "Erase", coloque o cursor no documento e arraste-o sobre a área que deseja excluir. Caso o fundo do documento não seja branco, você pode trocar a cor da borracha.

4. Para adicionar um texto no documento PDF, clique em qualquer área do documento e comece a digitar o texto que deseja inserir. É possível configurar a fonte, tamanho, cor e o alinhamento do texto no documento.

5. Por fim, clique em "Export" e defina se deseja baixar, imprimir ou enviar o arquivo PDF editado por e-mail.

Opção 3 - Icecream PDF Editor

O Icecream PDF Editor é outra ótima opção gratuita para editar arquivos PDF. A vantagem dele em relação ao LibreOffice Draw é que ele é um programa dedicado exclusivamente para a edição de documentos PDF.

1. Baixe, instale e abra o Icecream PDF Editor em seu computador.

2. Clique no menu "Arquivo > Abrir" ou simplesmente arraste e solte o arquivo PDF dentro do programa.

3. Clique em "Editar" para abrir o arquivo PDF para edição. Você pode adicionar e excluir textos e imagens, editar o texto, modificar o tipo, tamanho e cor da fonte, redimensionar e mover imagens e assim por diante.

4. Quando terminar, clique no menu "Arquivo > Salvar como" para salvá-lo como um novo arquivo PDF.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

2 comentários

  • Boas dicas.

    Prefiro o PDF-XChange.

    • É um bom programa, mas a versão gratuita do PDF-XChange adiciona marca d’água nos arquivos PDF editados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *