Como descobrir se um programa acessa a internet

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Tutoriais.
Publicidade

Muitos programas instalados no computador requerem de alguma forma acesso a internet, porém, existem programas que não deveriam precisar de se comunicar com a internet. Nesse tutorial vamos mostrar como você pode descobrir facilmente se algum programa em seu computador acessa a internet quando utilizado.

Publicidade

Existem vários programas que você pode usar para verificar as conexões ativas no computador, porém nos vamos usar o TCP Log View, que como o próprio nome sugere, salva um registro (log) das conexões feitas.

1. Baixe o TCP Log View, extraia o arquivo ZIP e execute o arquivo TcpLogView.exe.

2. Uma vez iniciado o programa, ele começará a listar todas as conexões estabelecidas no computador. Se quiser fazer um teste, abra o navegador, acesse um site e você começará a ver as conexões estabelecidas.

3. Para descobrir se algum programa está acessando a internet, simplesmente execute-o e verifique se ele será exibido no TCP Log View. Você pode verificar o nome do programa a partir da coluna Process Name.

4. Para ver com quem ele está se comunicando, olhe as colunas Remote Adress e Remote Host Name.

5. Opcionalmente, você também pode manter o TCP Log View monitorando as conexões e posteriormente verificar o registro. Para habilitar o registro, clique no menu "Options" e marque a opção Write To Log File.

6. Por fim, clique na opção Put Icon a Tray e feche o programa. Ele irá rodar continuamente na bandeja do sistema e irá criar um arquivo CSV, que você pode abrir posteriormente no Excel para verificar as conexões.

Nota: Caso você queira impedir que um programa tenha acesso a internet, você pode fazer isso no firewall do Windows. Veja aqui como bloquear o acesso de um programa a internet usando o firewall do Windows.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

2 comentários

  • Pra ficar cem por cento só faltou ele mesmo bloquear. Valeu pela dica, era um desses que eu precisava.

  • A Nirsoft tem excelentes ferramentas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *