Como criar uma partição de recuperação do sistema

Publicidade

A maioria dos fabricantes criam uma partição de recuperação do sistema, que permite reinstalar o sistema operacional no computador sem que seja necessário que o usuário tenha o disco de instalação do mesmo.

A boa notícia é que você também pode criar uma partição de recuperação do sistema em seu computador. Neste artigo vamos mostrar como criar uma partição de recuperação do sistema para Windows 10, 8.1 e 7.

Como criar uma partição de recuperação do sistema:

1. A primeira coisa que você precisa fazer é criar uma nova partição em seu disco rígido, onde será criada a partição de recuperação. Pressione “Win+R” para abrir o “Executar”, digite diskmgmt.msc e clique em OK.

criar_particao_recuperacao_1

2. Na janela aberta, clique com o botão direito sobre a “Unidade C” e selecione a opção Diminuir Volume.

criar_particao_recuperacao_2

3. Reduza o espaço em 5000 para criar uma partição de 5GB (5000MB).

criar_particao_recuperacao_3

4. Clique com o botão direito no espaço “Não alocado” e selecione a opção Novo Volume Simples.

criar_particao_recuperacao_4

5. Clique em Avançar nas tela seguintes e atribua uma letra para a unidade de disco que será criada.

criar_particao_recuperacao_5

6. Digite um nome para identificar a partição em “Rótulo do volume” e clique em Avançar e Concluir.

criar_particao_recuperacao_6

7. Uma vez feito isso, copie todos os arquivos do DVD de instalação ou do arquivo ISO do Windows para a unidade de disco criada. Se você não possui o DVD ou o arquivo ISO do Windows, você pode baixá-lo aqui.

Para copiar o conteúdo do arquivo ISO do Windows, clique com o botão direito no arquivo .ISO e selecione a opção “Montar”. Ao fazer isso, o arquivo ISO será exibido no Windows Explorer como uma unidade de CD.

criar_particao_recuperacao_7

8. Por último, precisamos adicionar a partição de recuperação no boot do Windows, para que seja possível ativá-la, em caso de necessidade. Para começar, baixe e instale o programa EasyBCD em seu computador.

9. Abra o programa EasyBCD, escolha o idioma “Português” e clique na opção Adicionar Nova Entrada.

criar_particao_recuperacao_8

10. Em Mídia Portátil/Externa, abra a guia “WinPE”. Digite um nome para identificar a partição e no campo “Caminho” selecione o arquivo boot.wim da pasta “sources” da partição e clique em Adicionar Entrada.

criar_particao_recuperacao_9

11. Abra a guia Editar Menu de Boot, no campo “Contagem a partir de” defina por quanto tempo o menu de boot com a opção de abrir a partição de recuperação será exibido e clique em Salvar as Configurações.

criar_particao_recuperacao_10

12. Pronto, agora sempre que você iniciar o computador, será exibido um menu onde você pode selecionar a opção de iniciar a partição de recuperação do sistema, para reparar/reinstalar o Windows no computador.

criar_particao_recuperacao_11

Dica: Para que a partição não fique visível no Windows, abra o “diskmgmt.msc”, clique com o botão direito na partição de recuperação, clique na opção “Alterar letra de unidade e caminho” e remova a letra atribuída.

Publicidade

Comentários:

  1. Excelente dica, só queria saber se tem como fazer de colocar uma tecla de atalho como os notebooks vem de fábrica, por exemplo dar um F9 para começar a recuperação do sistema ao invés de ter a opção de escolher no boot.

    Responder
    • Infelizmente não dá. Eu acredito que os fabricantes programem essa tecla de atalho na BIOS.

      Responder
  2. A criação da partição para restauração serve só pra armazenar o conteúdo do CD do Windows ou de fato tem a mesma função que a maioria dos notebooks, ou seja, restaura de fabrica?

    Responder
    • Valmir, a restauração de fábrica dos fabricantes nada mais é que uma versão modificada do Windows e muitas vezes com vários programas inúteis.

      O que essa partição permite fazer é que você reinstale o Windows, assim como a restauração de fábrica que vem no notebook, porém usando uma versão limpa do Windows, sem os programas inúteis que o fabricante instala.

      Responder
  3. Caramba, muito bom e até simples de fazer, além de ser muito útil.

    Alguém aqui já usou na prática? De usar essa partição para fazer
    uma recuperação.

    Responder
    • Eu testei antes de publicar o artigo. Você pode usá-la para reinstalar, fazer uma instalação limpa ou realizar a reparação do Windows, da mesma forma que você faz usando o DVD de instalação do Windows.

      Responder
  4. Nossa.

    Sensacional…

    Vou implementar deste recurso adicional como prevenção para qualquer acontecimento inesperado no meu sistema operacional.

    Grato pela valiosa dica.

    Responder
  5. Pelo que entendi esse processo tem a mesma função de usar o CD do Windows, então acredito que usar uma imagem tipo Macrium seja mais eficiente.

    Responder
  6. Quando fui criar a partição, ao invés de Partição Primária, ficou como Unidade Lógica.

    Isso faz alguma diferença ou funciona do mesmo jeito?

    Grato.

    Responder
    • Não tenho essa informação, seguindo os passo do artigo teoricamente você cria uma partição primária.

      Você pode manter assim é verificar se ele irá carregar a partição de recuperação ou então excluir a partição e tentar recriá-la.

      Responder
    • Matheus, tente mudar com o Diskpart.

      Responder
  7. E caso eu queira criar uma unidade de recuperação com meu windows já customizado e com alguns programas já instalados, existe como? Como deveria proceder?

    Responder
  8. Olá.
    Obrigado pelo tutorial.

    Se mudar para entrar direto no sistema, sem a tela de opção de boot, caso eu precise dar o boot pela partição recovery, eu posso fazer isso alterando na bios ou na tecla F10 (no meu note é essa para aparecer o menu de boot), seria isso?

    Obrigado.

    Responder
  9. Boa tarde

    Sergio tenho um notebook samsung modelo NP530U3C-AD5BR o que ocorre meu sobrinho fez um pen drive boot para instalar o win10 que baixamos direto do site microsoft.

    Entrou na bios phoenix o modelo configurou o boot e iniciou instalação para win10 , só que ele apagou todas as partições ate de recuperação que vem recovery deste modelo win8.

    Feito a instalação o mesmo começa carregar e para na tela f4 recovery e não carrega o sistema de forma alguma.
    Já entrei na Bios efetuei todos procedimentos que encontrei porem ao reiniciar para no mesmo erro f4 procede e nao carrega o sistema por nao existir mais nenhuma particao apenas o C: e o D: sendo o SSD de 22.4GB .

    A unica forma que o computador cria vida é se deixar o pend drive boot encaixado numa porta ai o sistema funciona adequadamente. Porem retirei o pendrive o mesmo nao carrega por nada.

    Saberia me informar como proceder neste caso?
    Ja formatei novamente coloquei a bios como padrão e todas formas possiveis porem o erro f4 recovery persisti .

    Fico no aguardo de um retorno quem sabe temos um final feliz para este notebook samsung
    Abraços
    Julio

    Responder
    • Olá,

      Esse erro está geralmente relacionado com algum problema no HDD. Talvez a melhor opção seja levá-lo a uma assistência técnica.

      Responder

Deixe o seu comentário: