Como assinar documentos PDF eletronicamente

Publicidade

Geralmente, as pessoas que recebem um documento PDF por e-mail que precisa ser assinado, imprimem, assinam, digitalizam o documento assinado e enviam de volta. Porém, existe um jeito melhor e mais rápido.

Nesse tutorial vamos lhe mostrar como assinar um documento PDF eletronicamente a partir do PC, do seu smartphone Android e iOS ou então, online diretamente do navegador, sem precisar imprimir o documento.

Como assinar um documento PDF no computador

No computador, a melhor opção para assinar documentos PDF é usar o Acrobat Reader. Embora não seja um visualizador de PDF muito leve, o recurso de assinatura de documentos funciona realmente muito bem.

1. Para assinar um documento com o Acrobat Reader, baixe o programa e instale em seu computador. Em seguida, abra o documento PDF que deseja assinar e clique no botão “Preencher e assinar” no lado direito.

2. Clique no botão “Assinar” na barra de ferramentas e selecione “Adicionar assinatura”.

3. Você pode criar a assinatura de três maneiras. Por padrão, ele seleciona o modo “Digitar”, mas a melhor opção é o modo “Desenhar”, onde você pode desenhar sua assinatura usando o mouse ou um touchscreen.

Você também pode usar a opção “Imagem” para adicionar a assinatura em papel. Embora seja necessário utilizar o scanner, você pode salvar essa assinatura e usá-la futuramente para assinar qualquer documento.

4. Depois de criar uma assinatura, clique em “Aplicar” para aplicá-la ao documento. Deixe a opção “Salvar Assinatura” marcada para que você possa usar a assinatura rapidamente no futuro em outros documentos.

5. Posicione sua assinatura onde quiser com o mouse e clique para aplicá-la.

6. Para salvar o documento assinado, clique em “Arquivo > Salvar como” e selecione aonde deseja salvá-lo.

Como assinar um documento PDF online

Caso não queira instalar novos programas no computador, você pode usar um serviço online para assinar o PDF usando somente o navegador. A conta gratuita do HelloSign permite assinar três documentos por mês.

1. Acesse o site HelloSign e crie uma conta gratuita.

2. Selecione quem precisará assinar o documento.

3. Clique no botão “Add File” e adicione o documento PDF que deseja assinar.

4. Clique no botão “Fill Out & Sign”.

5. Clique no botão “Signature” para criar uma nova assinatura.

6. Você pode desenhar, digitar, fazer o upload de uma imagem com a assinatura e tirar uma foto usando o smartphone. Depois de criar a sua assinatura, clique em “Insert” para adicionar a assinatura no documento.

7. Posicione a assinatura no local correto no documento e clique em “Continue” para salvar o documento.

8. Por fim, selecione para quem deseja enviar o documento assinado e clique em “Send” para enviá-lo.

Nota: A partir do menu “Documents” na barra lateral você pode editar, excluir e baixar seus documentos.

Como assinar um documento PDF no smartphone (Android e iOS).

No smartphone você pode assinar documentos PDF usando o aplicativo SignNow. Ele está disponível para Android e iOS e, embora permita assinar apenas 5 documentos por mês de graça, ele funciona muito bem.

1. Baixe o aplicativo em seu smartphone Android ou iPhone/iPad e crie uma conta gratuita.

2. Abra o documento PDF no aplicativo tocando no botão (+) e, em seguida, toque em qualquer lugar dentro do documento e clique em “Insert signature” para criar uma nova assinatura para adicionar no documento.

3. Desenhe a assinatura na tela e ao terminar, clique em “Done”.

4. Posicione a assinatura no documento, clique no botão de confirmação e salve o documento. Por último, clique no documento salvo e você poderá abrir, editar, enviar por e-mail, salvar no smartphone, entre outros.

Publicidade

Deixe o seu comentário: