Como abrir um arquivo com extensão desconhecida

Artigo escrito por Sergio Motta e arquivado em: Tutoriais.
Publicidade

Às vezes, baixamos um arquivo ou então, recebemos um arquivo em anexo por e-mail e não sabemos qual programa devemos usar para abri-lo. Nesse tutorial, vamos mostrar uma forma simples de você descobrir o programa que você precisa baixar para abrir praticamente qualquer formato de arquivo em seu computador.

Publicidade

Opção 1 - File.org

Descobrir qual programa você precisa usar para abrir um arquivo com uma extensão desconhecida é muito fácil. Basicamente, tudo o que você precisa fazer é acessar o site File.org e pesquisar o formato de arquivo.

1. Descubra a extensão do arquivo que deseja pesquisar. Se o Windows não estive exibindo a extensão do arquivo, clique com o botão direito nele, depois "Propriedades" e verifique a extensão em "Tipo de arquivo".

2. Em seguida, acesse o site file.org, digite a extensão do arquivo e clique no botão "Find".

3. Uma vez feito isso, ele irá pesquisar a extensão em seu banco de dados e irá exibir a lista com todos os programas que podem ser usados para abrir a extensão pesquisada juntamente com o link para download.

4. Alguns programas possuem um sinal de verificação que garante a compatibilidade. Ele também oferece um visualizador de arquivos, mas ele é recomendado apenas se não houver nenhum programa compatível.

5. Clique no programa para abrir a página de download e baixá-lo. A lista oferece tanto programas gratuitos quanto pagos. Infelizmente, a única forma de verificar essa informação é acessando a página do programa.

6. Por fim, instale o programa em seu computador e use-o para abrir o arquivo com a extensão pesquisada.

Opção 2 - Wikipédia

Você também pode tentar usar o Wikipédia para encontrar o programa que você precisa usar para abrir um formato de arquivo desconhecido. O Wikipédia possui informação sobre centenas de formatos de arquivos.

1. Acesse o site da Wikipédia e pesquise pela extensão do arquivo.

2. Caso a Wikipédia tenha uma página sobre a extensão pesquisada, verifique na página se existe a seção Programas compatíveis. Nela você encontra a lista de programas que você pode usar para abrir o arquivo.

Publicidade
Gostou desse artigo? Inscreva-se gratuitamente por Email ou RSS e receba diariamente as últimas novidades publicadas no SoftDownload.

2 comentários

  • Sensacional o artigo.

    Já salvei no favoritos.

    Grato.

  • Grande dica! Como sempre! Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *